Filme mudo de Reinaldo Ferreira exibido em outubro em França

Publié le 13 septembre 2018

O filme mudo “O táxi n.º 9297”, que o jornalista e realizador Reinaldo Ferreira fez em 1927, vai ser exibido em outubro no Festival Lumière, em Lyon, França.

Integrado no programa “Tesouros e curiosidades dos arquivos”, o filme foi restaurado pela Cinemateca Portuguesa e editado em julho em DVD, numa coleção que tem resgatado alguns filmes emblemáticos do cinema mudo português.

“O táxi n.º 9297” inspira-se na notícia da morte da atriz portuguesa Maria Alves, em 1926, estrangulada dentro de um táxi pelo empresário e antigo amante, e com a conivência do motorista do táxi 9297.

Reinaldo Ferreira, que assinou muitos dos textos jornalísticos como ‘Repórter X’, utilizou este pseudónimo para criar uma produtora de cinema pela qual escreveu e realizou quatro filmes, incluindo este que a Cinemateca descreve como “um documento singular sobre a sociedade e a cultura portuguesas nos anos 1920”.

Quase 100 anos depois de ter sido feito, o filme será exibido a 18 de outubro no Instituto Lumière, organizador do Festival Lumière.

A edição em DVD da Cinemateca inclui ainda a curta-metragem cómica “Rita ou Rito?” (1927), também de Reinaldo Ferreira, e o ensaio audiovisual “Os motivos de Reinaldo”, de Ricardo Vieira Lisboa.

Os dois filmes de Reinaldo Ferreira surgem agora musicados pelo pianista Filipe Raposo.

A décima edição do Festival Lumière decorrerá de 13 a 21 de outubro em Lyon, cidade historicamente ligada aos primórdios do cinema, por causa dos pioneiros Louis e Auguste Lumière e de “A saída da fábrica Lumière em Lyon” (1895), considerado o primeiro filme de sempre.

Alfa/Lusa.


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background