TONY – filme « TONY » realizado por Jorge Pelicano estreia esta quinta-feira, dia 25 de Julho, nos cinemas portugueses. É um documentário sobre o percurso de vida do artista português desde que saiu de Armadouro, emigrou para França e regressou a Portugal.
Comunicado oficial:
SINOPSE
Após 30 anos de canções, Tony Carreira anuncia uma pausa que ninguém imaginava. Os fãs recusam-se a acreditar que o seu cantor de sonhos os vai deixar. Ao longo da digressão de 2018 até ao derradeiro concerto na Altice Arena, Tony defronta-se com o peso da sua decisão. Mas o que leva, na verdade, o artista português com mais sucesso de todos os tempos a tomar a decisão de se afastar?
Neste filme, o cantor português com mais sucesso de sempre mostra-nos o outro lado do artista, com os amigos e a família, dá-nos acesso privilegiado aos estúdios, aos bastidores e aos camarins de salas de espetáculos em todo o mundo. Temos também imagens inéditas e revelações exclusivas sobre as polémicas, as desilusões, os sonhos não confessados, a relação atribulada com os media, o carinho pelos fãs e o que faz feliz Tony Carreira.
CONTEXTO
2018 foi um ano marcante para Tony Carreira. Ao completar 30 anos de canções, anunciou uma pausa e o realizador Jorge Pelicano e sua equipa tiveram acesso exclusivo durante um ano à vida pessoal e profissional do artista português com mais sucesso de sempre. Em Portugal, a equipa acompanhou vários concertos de Tony Carreira. Em França, filmou a digressão do artista e testemunhou o carinho que a comunidade emigrante portuguesa sente por Tony. Depois, seguiram-se as gravações do dueto do cantor português com Rudy Perez, um dos mais prestigiados produtores de música latina e um dos nomes envolvidos na polémica do plágio. Por fim, em Israel, a equipa seguiu Tony na concretização do sonho de uma vida. É um olhar captado por dentro dos bastidores da digressão, dos estúdios e da casa de Tony Carreira, onde marcam presença a família, os amigos e os fãs que, mesmo nos momentos mais difíceis, nunca o abandonaram.
« TONY » revisita também a infância de Tony Carreira em Armadouro, Pampilhosa da Serra, até ao seu primeiro sucesso nos anos 80 em França como cantor emigrante no grupo de baile « Irmãos 5”. Trinta anos depois, o reconhecimento e o orgulho da comunidade portuguesa emigrante após a conquista feita por Tony das grandes salas de espetáculo, como o Olympia em Paris.
O filme revela ainda o homem que, desde sempre, esteve lado a lado com Tony a lutar para vencer o preconceito contra a música ligeira portuguesa e abrir as portas das grandes salas de espetáculo em Portugal e no estrangeiro: José Antunes, o irmão de Tony. Na criação musical, o compositor Ricardo Landúm, que escreveu centenas de canções com Tony, explica as razões do sucesso do cantor.
Com imagens inéditas e testemunhos únicos, o filme mostra porque Tony Carreira, uma inspiração para milhares de portugueses, é apelidado de « fenómeno ». Um retrato inédito, guiado pela música, da vida de Tony Carreira, mas também da história desses milhares portugueses que o acompanham há 30 anos.
REALIZADOR
Jorge Pelicano, realizador e cineasta português, nasceu na Figueira da Foz em 1977. Após a sua formação em Comunicação e Relações Públicas, terminou uma pós-graduação em Comunicação e Jornalismo, na Universidade de Coimbra, iniciando a sua carreira como repórter de imagem. Ao viajar por Portugal e pelo mundo, contando histórias com forte impacto social e humano, a paixão pela sétima arte começou a ganhar forma.
Em 2005, Pelicano estreou o documentário « Ainda há Pastores? », seguido de
« Pare, Escute, Olhe” (2009), « Pára-me de Repente o Pensamento » (2015) e « Até que o Porno nos Separe » (2018).
Os seus documentários foram exibidos em mais de 20 países e ganharam vários prémios nacionais e internacionais.
Desde 2013, Jorge Pelicano tem se dedicado exclusivamente à realização de documentários na produtora Até ao Fim do Mundo. « Tony » (2019) é o seu mais recente filme.