Filme “Menina”, da lusodescendente Cristina Pinheiro, estreia hoje em Portugal

Publié le 25 avril 2019

História tem a ver com a vida pessoal da cineasta de 47 anos, que é filha de pais portugueses que emigraram para França, durante a ditadura.

“Este filme é a história de todos os portugueses, porque cada família tem alguém emigrado”, diz Cristina Pinheiro.

Coincidência ou não, o filme começou a ser rodado num dia 25 de abril (em França) e é estreado em Portugal também a 25 de abril (hoje, aniversário da “Revolução dos Cravos”.

O filme ‘Menina’ é a primeira longa-metragem de Cristina Pinheiro e conta com Nuno Lopes, Beatriz Batarda e a pequena Naomi Biton (a menina), nos principais papéis.

Numa recente entrevista à revista Visão, Cristina Pinheiro falou de si: “Eu nasci em França e sentia-me francesa, mas cada vez que entrava em casa estava em Portugal, como se fosse uma ilha. Comia comida portuguesa, falava português. Até entrar na escola não falava uma palavra de francês. Havia uma grande confusão em mim entre as duas culturas. Não sabia o que escolher. Quis mostrar isso no filme: não é necessário escolher o que quer que seja, nem uma língua nem uma revolução. É por isso que o filme começa no 25 de Abril e acaba no 14 de Julho (dia da tomada da Bastilha), porque eu sou fruto dessas duas revoluções.”

Sinopse:

A história de Luísa Palmeira, uma criança de 10 anos nascida em França e filha de emigrantes portugueses. Para a mãe analfabeta, ela é quase uma adulta, mas para o pai, alcoólico, é ainda uma menina. Um certo dia, ele conta à filha que sofre uma doença grave. Luísa recusa-se a acreditar e fica a pensar, que na verdade, ele esconde outra coisa dela. Dividida entre duas línguas e duas culturas distintas, Luísa procura conhecer as raízes da sua família e encontrar a sua identidade ao mesmo tempo que se confronta com a morte anunciada do pai. Um filme intenso e emocionante passado no final dos anos 70 que acompanha uma família portuguesa emigrada em França e o drama da sua integração.

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background