França: A festa irmã do Avante! não vai realizar-se

Two girls take a selfie as they attend the 84th edition of the annual "Fete de l'Humanite" music festival organized by French newspaper L'Humanite in the Paris suburb of La Courneuve on September 14, 2019. (Photo by STEPHANE DE SAKUTIN / AFP)

Artigo do Diário de Notícias em dn.pt

Pandemia do coronavírus obriga à anulação da Fête de l’Humanité enquanto evento de massas.

Conhecida popularmente como Fête de l’Huma, a festa produzida desde 1930 pelo L’Humanité, jornal do Partido Comunista Francês (PCF), não vai realizar-se este ano devido à pandemia.

 

A festa do L’Humanité realiza-se no parque de La Courneuve, arredores de Paris, desde 1999.© STEPHANE DE SAKUTIN / AFP

« Os riscos sanitários, financeiros e legais obrigam-nos a desistir da ideia de realizar uma festa, mesmo que em formato reduzido », escreveu no L’Humanité Patrick Le Hyaric, o diretor do periódico fundado há 116 anos.

Tal como em Portugal com a Festa do Avante!, a festa do órgão do PCF é um acontecimento cultural, mas também de afirmação da militância comunista e de recolha de fundos. A este propósito, Le Hyaric explica que o evento marcado para 11, 12 e 13 de setembro custaria 2,1 milhões de euros, um investimento que nunca poderia ter retorno com as medidas sanitárias em vigor.

« Desde meados de junho, temos vindo a responder aos pedidos das autoridades estatais e sanitárias para a organização de um festival reduzido em superfície e em número de participantes, com um protocolo de saúde muito rigoroso. Mas a proibição de concertos, o uso obrigatório de máscaras e os sinais de ressurgimento da epidemia estão a criar muita incerteza sobre o alcance, em setembro, de uma autorização dada hoje, especialmente porque a Fête está localizada no coração de uma zona urbana densa », explica o diretor do jornal.

Novo formato

Além do mais, a organização apostava num formato reduzido a 20 mil participantes por dia, um número muito superior ao permitido hoje em dia pelas autoridades francesas, 5 mil.

« Com os riscos de saúde muito reais, temos também de ter em conta a nossa situação financeira », escreve Le Hyaric, pelo que a festa vai realizar-se na mesma data, num novo formato, com « iniciativas culturais, grandes debates, atos de solidariedade internacional e discursos de protagonistas de movimentos sociais, de cidadania e e culturais, em vários locais da região parisiense e não só, retransmitidos numa plataforma digital dedicada ».

Avante! avante?

Em Portugal, o PCP planeia realizar a Festa do Avante! nos dias 4 a 6 de setembro. Há três semanas, o jornal oficial do partido publicou um texto em que dava conta das medidas a tomar para minimizar os riscos da pandemia: mais 10 mil metros quadrados na Quinta da Atalaia, três palcos ao ar livre, delimitação de espaços, pontos de lavagem e de desinfeção das mãos, equipas permanentes de limpeza dos sanitários.

Questionado pelos jornalistas sobre a realização do evento, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou: « Mantemos a Festa do Avante!, mas pesaremos e bem as circunstâncias em que se possa realizar. »

Article précédentAntónio Costa anuncia em Bruxelas apoio de 300 milhões ao Algarve, muito atingido pela crise do turismo
Article suivantVárias iniciativas celebram hoje o centenário de Amália Rodrigues