França: De ilegal a herói. O salvamento incrível que mudou duas vidas

A 22-year old Mamoudou Gassama from Mali leaves the presidential Elysee Palace after his meeting with French President in Paris, on May, 28, 2018. Mamoudou Gassama living illegally in France is being honored by French President for scaling an apartment building on May 26 to save a 4-year-old child dangling from a fifth-floor balcony. / AFP PHOTO / POOL / Thibault Camus

O jovem maliano Mamoudou Gassama fez o impensável e salvou uma criança de quatro anos, em Paris, onde se encontrava em situação ilegal. Já visitou o Presidente Macron e vai receber a nacionalidade francesa.

 

Mamoudou Gassama, maliano de 22 anos, é o novo herói em França. Já apelidado « homem-aranha » de Paris, o jovem escalou quatro andares, em poucos segundos, para salvar uma criança de quatro anos que estava pendurada no exterior do edifício.

O ato heroico foi registado em vídeo, corre mundo desde sábado e ninguém ficou indiferente. O Presidente francês, Emmanuel Macron, já recebeu Gassama, esta segunda-feira, no Eliseu, e fez duas promessas: o maliano deverá, em breve, receber a nacionalidade francesa e poderá integrar o serviço cívico dos sapadores bombeiros da capital.

« Todos os papéis [de Mamoudou Gassama] vão ser regularizados », declarou o chefe de Estado, numa mensagem divulgada no Facebook, acrescentando que já fez a proposta para que o processo de naturalização possa avançar – o maliano está em França sem papéis desde setembro do ano passado.

Gassama já contou o momento que mudou a sua vida: « Vi muita gente prestes a chorar e ouvi as sirenes das viaturas. (…) Tive medo quando salvei a criança, mais tarde comecei a tremer, não conseguia suster-me nos meus pés e tive que me sentar. » « Obrigado, Deus, eu salvei-a », exclamou o maliano.

A criança salva, cujos pais não estavam em casa, caiu da janela do quarto andar de um apartamento, na capital francesa, ficando pendurada na sacada, quando foi resgatada por Mamoudou Gassama.

A mãe da criança não se encontrava em Paris no momento dos acontecimentos, mas o pai foi detido por ter deixado o filho sem supervisão. A criança foi entregue temporariamente a uma estrutura de acolhimento. O homem e a mulher que surgem, no vídeo, na varanda ao lado do apartamento onde tudo aconteceu são vizinhos.

Benjamin Griveaux, porta-voz do Governo francês, escreveu, no domingo, na rede social Twitter: « Este ato de uma imensa bravura, fiel aos valores de solidariedade da nossa República, deve abrir-lhe as portas na nossa comunidade nacional. »

« Mamoudou Gassama lembra-nos que as pessoas em situação irregular são seres humanos, com (…) imensa coragem, da qual fazem prova durante a perigosa viajem com destino à Europa », escreveu, por seu lado, em comunicado, o SOS Racisme. « Uma coragem que continuam frequentemente a manifestar aqui [em França] », considerou ainda aquela organização, no domingo, antes de solicitar « ao ministro [francês] do Interior para regularizar a situação do senhor Gassama ».

 

Alfa/TSF

Article précédent« Cristiano Ronaldo muito perto de assinar pelo PSG » – imprensa portuguesa
Article suivantCristiano Ronaldo mantém o ‘7’ e André Silva herda o ‘9’ de Éder