França e Reino Unido de acordo para reabrir fonteiras, mas caos continua

França e Reino Unido chegaram a acordo para reabrir fronteiras, mas caos prossegue, envolvendo designadamente camionistas portugueses.

Cidadãos franceses, residentes estrangeiros em França e alguns profissionais vão poder atravessar a fronteira entre os territórios, mas nesta manhã de quarta-feira ainda se verificava uma grande confusão na fonteira designadamente devido à obrigatoriedade de realização de testes para detertar o covid-19.

No entanto, a França autoriza, a partir desta quarta-feira, o regresso de algumas pessoas provenientes do Reino Unido, mas de facto apenas com um teste para detetar o SARS-CoV-2 que seja negativo nas 72 horas anteriores.

Foi entretanto anunciado que o exército britânico vai ajudar a testar camionistas parados em Dover.

Covid-19: Exército britânico ajuda a testar camionistas parados em Dover

facebook sharing button
twitter sharing button
De acordo com as agências, o exército britânico juntou-se hoje aos trabalhadores da saúde para realizar testes rápidos à covid-19 aos milhares de camionistas bloqueados junto ao porto de Dover, para acelerar as viagens após a reabertura da fronteira francesa.

São aceites testes de reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla inglesa) ou antigénio, desde que sejam sensíveis a nova estirpe do coronavírus que foi detetada em território britânico.

Vários países da União Europeia (UE) suspenderam as ligações com o Reino Unido depois de identificada uma estirpe do SARS-CoV-2 que pode ser até 70% mais contagiosa do que a anterior.

Portugal optou por possibilitar a chegada de voos provenientes do Reino Unido apenas para cidadãos portugueses ou residentes em Portugal, no entanto, é também exigido um teste para detetar o vírus que seja negativo.

Article précédentEscândalo com incrível matança de animais em Portugal atravessa fronteiras
Article suivantA Rádio Alfa deseja FELIZ NATAL aos ouvintes e ao mundo inteiro