Governo francês esclarece que não há interdição de viagens a Portugal.
A declaração surge depois de o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus ter desaconselhado as viagens a Portugal e a Espanha, admitindo que fosse declarado o reforço de medidas de combate à pandemia de covid-19, em particular por causa do risco de propagação na variante Delta do novo coronavírus.
O secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus tinha desaconselhado as viagens a Portugal e a Espanha mas ontem, quinta-feira, que “não há qualquer interdição de viajar” para Portugal, embora tenha desaconselhado essas viagens devido aos riscos da pandemia de covid-19.
“Não há interdição de circular no seio da Europa, neste momento, mesmo para Espanha e para Portugal”, clarificou Clément Beaune, em entrevistas a estações de Rádio e de TV francesas.
Alegando que a situação nos países ibéricos é “particularmente preocupante”, Beaune tinha-se dirigido aos que “ainda não reservaram as suas férias” para evitarem os destinos de Portugal e de Espanha, em particular a região da Catalunha.
Nos esclarecimentos posteriores, o secretário de Estado francês disse que essa tinha sido apenas “uma mensagem de prudência e de responsabilidade”, justificando-se com o facto de “as autoridades sanitárias espanholas e portuguesas terem indicado, elas mesmas, que nos seus países a situação é neste momento preocupante”.
“Quero ser claro: não existe proibição de circulação dentro da Europa, hoje, no que diz respeito a estes países. Por outro lado, existe em toda a União Europeia um cartão de saúde que verifica ou a sua vacinação ou um teste negativo para qualquer viagem à Europa”, insistiu Clément Beaune.
Sobre este assunto, ouça aqui a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, em entrevista com Olívia Vaz, com todos os esclarecimentos da parte do Governo português>:
Leia mais sobre este tema aqui: