França. Escolas e creches fechadas. Primeira volta das municipais não será adiada

French President Emmanuel Macron speaks during a special address to the nation, his first public comments after four weeks of nationwide 'yellow vest' (gilet jaune) protests, on December 10, 2018, at the Elysee Palace, in Paris. (Photo by LUDOVIC MARIN / POOL / AFP)

Covid-19: Primeira volta das municipais em França não será adiada – PR Macron (Lusa)

Covid-19: Primeira volta das municipais em França não será adiada - PR Macron

facebook sharing button
twitter sharing button
email sharing button
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta noite numa mensagem ao país que as eleições municipais se vão mesmo realizar no próximo domingo, mas que todas as creches, escolas, liceus e universidade vão estar fechadas a partir de segunda-feira.

« As nossas crianças e os mais jovens são quem propaga mais rapidamente o vírus, mesmo que não tenham quaisquer sintomas », justificou o Presidente francês, afirmando que as escolas estarão fechadas a partir de segunda-feira até ordem em contrário.

Emmanuel Macron afirmou que as eleições se mantêm mas que as regras de segurança sanitária serão seguidas à risca e pediu ainda às pessoas com mais de 70 anos, com doenças crónicas ou deficiências que não saiam de casa para além do que é necessário.

O Presidente passou o dia reunido com o seu Conselho de Segurança consagrado à pandemia de Covid-19, tendo também ouvido o conselho científico dedicado a este vírus.

De manhã, Macron esteve com o primeiro-ministro, ministros, presidentes do Senado e da Assembleia, assim como líderes políticos e presidentes de associações de autarcas.

Em França estão confirmados 2.876 casos e 61 pessoas morreram devido ao vírus, o que faz com que o país seja o mais afetado na Europa a seguir à Itália.

Article précédentCoronavírus. Primeiro caso de paciente curado em Portugal
Article suivantCovid-19: Medidas especiais em França, missas suspensas em Portugal, bares e restaurantes fechados em Madrid