França está a negociar com Portugal imunidade de Rui Pinto

Publié le 14 avril 2019

França está a negociar com Portugal imunidade de Rui Pinto. Objetivo é que Rui Pinto não seja julgado pela alegada tentativa de extorsão de agentes da Doyen Sports

Alfa/ TRIBUNA EXPRESSO

Foto RODRIGO ANTUNES

A possibilidade de Rui Pinto ter imunidade e não ser julgado pela alegada tentativa de extorsão de agentes da Doyen Sports, em 2015, está a ser negociada entre a procuradoria-geral francesa e Portugal. O objetivo, revela o jornal britânico “The Guardian”, é que assim o hacker continue a colaborar com as investigações em casos de corrupção no futebol.

Em prisão preventiva desde 22 de março, Rui Pinto, de 30 anos, foi detido na Hungria e entregue às autoridades portuguesas, com base num mandado de detenção europeu. Está indiciado pela prática de quatro crimes: acesso ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.

Em causa estão acessos ilegais aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e a divulgação de documentos confidenciais, como contratos de futebolistas do clube lisboeta e do então treinador Jorge Jesus, além de outros contratos celebrados entre a Doyen e vários clubes de futebol.

O colaborador do ‘Football Leaks’ terá entrado, em setembro de 2015, no sistema informático da Doyen Sports, com sede em Malta, e é também suspeito de aceder ao endereço de correio eletrónico de membros do conselho de administração e do departamento jurídico do Sporting e, consequentemente, ao sistema informático da SAD leonina.

No período em que esteve detido na Hungria, Rui Pinto assumiu ser uma das fontes do ‘Football Leaks’, plataforma digital que tem denunciado casos de corrupção e fraude fiscal no universo do futebol, no âmbito dos quais estava a colaborar com autoridades de outros países, nomeadamente França e Bélgica.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background