França limita companhias aéreas chinesas a um voo por semana
França decidiu limitar o número de voos semanais operados pelas companhias aéreas chinesas a um por semana, em nome da reciprocidade em relação à Air France, anunciou hoje a embaixada francesa em Pequim.
Primeiro país a ser afectado pela covid-19, a China reduziu drasticamente as ligações com o resto do mundo no final de março. Contudo, desde 8 de junho, Pequim tem permitido que várias companhias aéreas estrangeiras, incluindo a Air France, operem um voo por semana de e para o país.
Por outro lado, as três principais companhias aéreas chinesas (Air China, China Oriental, China Meridional) podiam até agora operar, cada uma, um voo semanal China-França (três no total).
As autoridades francesas procuram garantir à Air France os mesmos direitos, o que seria equivalente a três rotas semanais para a China.
« Na ausência de progressos (…), temos vindo a aplicar uma estrita reciprocidade desde sexta-feira passada », informou a embaixada de França na capital chinesa. Na prática, a decisão implica a eliminação de dois voos por semana para as companhias chinesas.