Covid-19. França pondera fechar fronteira com Espanha devido a aumento de casos no país vizinho e na própria França. Macron convocou para hoje um Conselho de Defesa para analisar situação em França e tomar novas medidas contra a pandemia no país.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai decidir esta sexta-feira se irá fechar a fronteira com Espanha para evitar contágios de covid-19 oriundos da Catalunha ou de Aragão, segundo avança o « El Mundo », destacando ainda que ontem os novos casos voltaram a subir em Espanha, disparando para 971 em 24 horas.
A decisão de Emmanuel Macron será anunciada depois de um novo Conselho de Defesa para analisar a evolução de pandemia em França, onde os casos têm aumentado também consideravelmente. A Direção Geral de Saúde francesa reconhece que há um aumento sensível e constante de casos de infeção em França desde há mais de uma semana.
Entretanto, em Espanha, as autoridades de saúde reconheceram que o país pode estar a sofrer uma segunda vaga de contágios, e como prevenção foi dado um passo atrás no desconfinamento em algumas regiões espanholas, cujas medidas regrediram para o que se verificava na 1.ª e 2.ª fases da pandemia.
Esta sexta-feira, a localidade de Totana, em Múrcia, volta a ter as restrições que tinha na 1.ª fase, enquanto a prevenção à covid-19 em Aragão retrocedeu para o que era na 2ª fase. O « El Mundo » dá conta que também os as localidades de Litera e Cinca Medio, Huesca capital e Barbastro permanecem na 2.ª fase de restrições, embora de forma mais flexibilizada, e que o bairro de Mendillorri, em Pamplona, também passou esta sexta-feira a adotar as restrições que tinha na 2.ª fase da pandemia.
De acordo com diversas fontes citadas em Paris, o Conselho de Defesa francês deverá evocar as questões dos controlos nas fronteiras, o uso de máscaras e os testes.