França: Yaël Braun-Pivet reeleita Presidente da Assembleia Nacional. Macronistas derrotam esquerda.

A presidente cessante da Assembleia Nacional francesa, Yaël Braun-Pivet, da coligação presidencial Juntos, foi ontem reeleita para o cargo, à frente de candidatos da esquerda e da extrema-direita.

Na sessão de abertura da Assembleia Nacional realizada hoje, em que os 577 deputados franceses recém-eleitos elegeram um presidente, após a terceira ronda de votações, Yaël Braun-Pivet, de 53 anos, foi reeleita com 220 votos, contra 207 do seu rival comunista André Chassaigne, único candidato da Nova Frente Popular, coligação de formações de esquerda e extrema-esquerda. O candidato da União Nacional (RN, extrema-direita), Sébastien Chenu, ficou em terceiro lugar, com 141 votos.

Didier Caramalho esteve na Assembleia Nacional a acompanhar os avanços da votação. Excertos dos noticiários das 15h e das 17h do dia 18 de Julho de 2024:

 

Embora a coligação de esquerda Nova Frente Popular tenha um maior número de lugares no Parlamento francês, após as eleições legislativas antecipadas convocadas pelo Presidente Emmanuel Macron, não conseguiu até agora chegar a acordo sobre um nome para primeiro-ministro, enquanto os deputados de centro-direita macronistas e os da direita conservadora parecem crescentemente alinhados.

Redação Rádio Alfa com LUSA

Article précédentVon der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia por mais cinco anos
Article suivantPR Marcelo preside inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal