Francês Philippe Vergne é o novo director do Museu de Serralves

Publié le 28 février 2019

Curador francês Philippe Vergne é o novo director do Museu de Serralves. Sucessor de João Ribas tem 52 anos e vem do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA), que dirigiu durante quatro anos.

Vergne assumirá as suas novas funções em abril de 2019. Antes desta nomeação, foi feito um processo de seleção internacional que incluiu entrevistas a candidatos de prestigiadas personalidades várias partes do mundo.

Em comunicado, a Presidente do Conselho de Administração de Serralves, Ana Pinho, explica que “Philippe Vergne junta-se a Serralves com um profundo conhecimento da arte e cultura contemporâneas bem como da gestão de museus”.

Segundo Ana Pinho, trata-se de “um notável curador… traz uma visão artística sólida e inspiradora não só para o Museu e para a Coleção, mas também para o extraordinário património da Fundação de Serralves e do seu parque histórico”. “Philippe Vergne é internacionalmente reconhecido entre artistas, profissionais de arte e patronos, e a sua nomeação abre um novo e significativo capítulo para Serralves, no excecional momento em que celebramos os 30 anos da sua criação”, conclui,

Pelo seu lado, Philippe Vergne diz, também em comunicado, que “o Museu de Serralves é um dos mais respeitados museus de arte contemporânea do mundo. É uma honra fazer parte de um museu cujo compromisso para com a comunidade artística internacional, nas suas várias disciplinas, é contínuo e rigoroso mantendo, ao mesmo tempo, os mais elevados padrões”, diz.

Com uma forte reputação internacional, Philippe Vergne foi Diretor do Dia Art Foundation de Nova Iorque durante cinco anos e Diretor Adjunto e Curador Chefe do Walker Art Center em Minneapolis, antes de liderar o MOCA de Los AngelesNa Europa, Philippe Vergne foi o primeiro Director do Museu de Arte Contemporânea de Marselha (MAC).


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background