
O atual Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, assumirá brevemente novas funções em Paris, substituindo José Augusto Duarte, que segue para a Embaixada de Portugal em Madrid.
A nomeação de José Augusto Duarte para a capital espanhola já foi publicada no Diário da República. Embora ainda não tenha sido oficialmente divulgado o despacho de nomeação do novo diplomata para Paris, o LusoJornal apurou que será Francisco Ribeiro de Menezes a ocupar o cargo. Com quase 60 anos, natural de Lisboa, Francisco Ribeiro de Menezes tem uma carreira diplomática distinta e provém de uma família com tradição na diplomacia. O seu pai, Pedro José Ribeiro de Menezes, desempenhou funções como embaixador em Dublin, Brasília e no Vaticano.
Ao longo do seu percurso, o futuro Embaixador em Paris exerceu funções como Adjunto do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Jaime Gama, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus Fernando Neves, bem como Chefe de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado. Entre 2011 e 2014, desempenhou o cargo de Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho. Representou Portugal como Embaixador em Estocolmo, Suécia, entre 2010 e 2011, e foi Embaixador em Espanha e Andorra de 2014 a 2020. Desde fevereiro de 2020, tem ocupado o cargo de Embaixador de Portugal na República Federal da Alemanha, onde tem trabalhado para estreitar laços económicos e culturais entre os dois países.
Para além da sua carreira diplomática, Francisco Ribeiro de Menezes foi letrista e teclista da banda portuguesa Sétima Legião, nos anos 1980. A formação do grupo contou com Pedro Oliveira, primo de Francisco Ribeiro de Menezes, Rodrigo Leão, Paulo Marinho e Nuno Cruz, entre outros. Inicialmente, escreveu letras em inglês, mas rapidamente passou para o português, assinando as letras do primeiro álbum A um Deus desconhecido e, gradualmente, começou a tocar teclado. Recentemente, a banda reuniu-se para celebrar 40 anos de existência, e Francisco Ribeiro de Menezes voltou a integrar os Sétima Legião nos palcos.