François Hollande candidato às legislativas apela à Frente Popular contra a extrema-direita

François Hollande par Raymond Depardon dans les jardins de l'Elysée.

Antigo Presidente francês, socialista François Hollande, vai concorrer às eleições legislativas e apoia a Frente Popular contra a extrema-direita. 

facebook sharing button
twitter sharing buttonO socialista François Hollande, Presidente francês entre 2012 e 2017, vai concorrer às eleições legislativas antecipadas, que decorrerão dentro de duas semanas, marcadas pelo Presidente Emmanuel Macron no seguimento da vitória clara dos nacionalistas do partido de Marine le Pen nas recentes eleições europeias.

Já na quinta-feira, o antigo chefe de Estado apoiara de forma plena a criação de uma nova Frente Popular, uma aliança de vários partidos da esquerda francesa, insistindo que era preciso ir “além das divergências” perante o risco de se vir a constitituir no país um governo liderado pela extrema-direita.

Os partidos de esquerda franceses, Partido Socialista, o ecologista EELV, França Insubmissa e Partido Comunista Francês, anunciaram na quinta-feira que tinham alcançado um acordo final para criar a Nova Frente Popular face às eleições legislativas antecipadas.

Mas ainda há divergências entre os partidos, designadamente sobre as guerras na Ucrânia e em Gaza.

François Hollande criticou Emmanuel Macron, por ter convocado eleições “no pior momento e nas piores circunstâncias”.

As eleições vão realizar-se em duas voltas, a 30 de junho e 07 de julho e foram convocadas por Macron, depois da vitória destacada do partido de extrema-direita União Nacional (RN, sigla em francês) nas eleições europeias no domingo.

Article précédentConferência para a Paz na Ucrânia arranca na Suíça sem Rússia nem China
Article suivantFilme « Percebes » de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires premiado em Annecy