Um golo aos 90+2 minutos, de Matheus Nunes, valeu hoje ao Sporting um ‘suado’ triunfo 1-0 sobre o Benfica, permitindo-lhe manter a liderança folgada na Liga, enquanto sacudiu o adversário da luta imediata pelo título.
O tento de cabeça, após mau alívio de Odisseias, permitiu aos ‘leões’ chegar aos 42 pontos, mantendo quatro de avanço para o FC Porto, com 38, e, agora, nove para o eterno rival, que foi ultrapassado pelo Sporting de Braga no terceiro lugar, embora com os mesmos 33 pontos.
Desde 2012 que o Sporting não vencia em casa o Benfica, sendo que o triunfo não teve apenas a ‘estrelinha’ de Ruben Amorim – o quarto golo na Liga em tempo de compensação -, pois os ‘verde e brancos’ foram os únicos a ter oportunidades de golo.
Com o treinador Jorge Jesus fora do banco, as ‘águias’ precisavam vencer para se aproximarem do objetivo do título, mas, num jogo muito disputado, embora pouco emotivo, pouco fizeram para serem felizes.
Horas antes, o FC Porto cumpriu com o seu favoritismo frente a um Rio Ave em busca de uma nova identidade, com o regresso do treinador Miguel Cardoso, após três anos, substituindo o interino Pedro Cunha, que orientou a equipa cinco jogos depois da saída de Mário Silva.
A entrada forte dos ‘dragões’ não foi traduzida em eficácia na finalização e o primeiro golo surgiu somente aos 44 minutos, numa recarga esforçada do colombiano Luis Díaz.
O iraniano Taremi tinha sido o autor do remate do tento inaugural e foi também ele quem, aos 74 minutos, ganhou uma bola no ataque e correu para a baliza antes de a cruzar para a emenda vitoriosa do brasileiro Evanilson, que saiu do banco minutos antes para sossegar o conjunto de Sérgio Conceição com o definitivo 2-0.
Os vilacondenses partilham o 12.º lugar com o Portimonense e o Belenenses, com 15 pontos.
O Sporting de Braga, sem Paulinho, foi impetuoso e goleou em casa do Moreirense, por 4-0, acrescentando pressão extra no desafio de Alvalade, pois igualava, à condição, o Benfica no terceiro lugar.
Aos 22 minutos, o duelo minhoto já estava praticamente sentenciado, após os golos de Fransérgio (sete minutos), André Castro (17) e Raul Silva (22), sendo que André Horta (87) fechou a contagem perto do fim.
Este foi o primeiro desaire dos ‘cónegos’ sob a alçada de Vasco Seabra, sendo atualmente oitavos com os mesmos 18 pontos do Tondela.
Nos Açores, o Santa Clara justificou o triunfo, por 2-0, sobre o Belenenses, com Cryzan a marcar, de penálti, aos 13, e Calila, aos 90+3, a resolver, em autogolo.
O Santa Clara é sétimo com 21 pontos.
Resultados da 16ª jornada da I Liga de futebol:
– Sábado, 30 jan:
Nacional – Famalicão, 2-1 (0-1 ao intervalo)
Tondela – Farense, 2-0 (0-0)
Portimonense – Boavista, 1-2 (1-1)
– Domingo, 31 jan:
Vitória de Guimarães – Marítimo, 1-0 (0-0)
– Segunda-feira, 01 fev:
Santa Clara – Belenenses SAD, 2-0 (1-0)
FC Porto – Rio Ave, 2-0 (1-0)
Moreirense – Sporting de Braga, 0-4 (0-3)
Sporting – Benfica, 1-0 (0-0)
– Terça-feira, 02 fev:
Gil Vicente – Paços de Ferreira, 21:15
Com Agência Lusa.