Golos a abrir e a fechar garantem vitória do FC Porto sobre Estrela da Amadora

Goncalo Borges of FC Porto celebrates after scoring a goal against Estrela da Amadora during the Portuguese First League soccer match held at Dragao stadium, in Porto, 16 December 2024. ESTELA SILVA/LUSA

Um golo no princípio da partida e outro a fechar permitiram hoje ao FC Porto vencer na receção ao Estrela da Amadora por 2-0, resultado que permite aos ‘dragões’ terminar a ronda no segundo posto da I Liga de futebol.

O golo de Nico González, aos 12 minutos, tranquilizou os portistas, que vinham de um empate na última ronda em casa do Famalicão, tendo os ‘azuis e brancos’ sentenciado a partida já aos 90+3, por Gonçalo Borges, perante um Estrela que voltou às derrotas, depois de na última jornada ter vencido o Arouca, e que acabou reduzido a 10, com a expulsão, por duplo amarelo, de Danilo Veiga.

A vitória permite ao FC Porto fechar a jornada no segundo lugar, com 34 pontos, menos dois do que o campeão nacional e líder, Sporting, e mais dois do que o Benfica, terceiro, mas com menos um jogo, enquanto o Estrela é 15º, com 12.

 

Sporting de Braga recupera de dois golos e empata na receção ao Famalicão.

 

O jogador do Sporting de Braga, Ricardo Horta, celkebra após marcar um golo contra o Famalicão durante o jogo da 14ª jornada da I Liga de futebol, realizado no Estádio Municipal de Braga, 16 dezembro de 2024. HUGO DELGADO/LUSA

O Sporting de Braga recuperou hoje de uma desvantagem de dois golos e empatou na receção ao Famalicão 3-3.

Os famalicenses, que estrearam no banco o treinador Hugo Oliveira, que rendeu Armando Evangelista, chegaram ao intervalo em vantagem, ao beneficiarem de um autogolo de El Ouazzani, aos 45+3, e ampliaram por Gustavo Sá (56), antes de Ricardo Horta, aos 62, reduzir para os ‘arsenalistas’.

O Famalicão voltou à vantagem de dois golos aos 70 minutos, por intermédio de Gil Dias, mas o Braga, que vinha de uma derrota a meio da semana frente à Roma, para a Liga Europa, somou o segundo empate consecutivo para a Liga em casa, depois de Paulo Oliveira (77) e novamente Ricardo Horta (90+4) anularem a vantagem do rival minhoto.

Com este empate, o Sporting de Braga fecha a 14ª ronda no quinto lugar, com 25 pontos, menos dois do que o Santa clara, quarto, enquanto o Famalicão é oitavo, com 19.

 

Vitória SC recupera de desvantagem de dois golos e empata com Rio Ave.

 

O jogador do Vitória de Guimarães, Gustavo Silva, festeja o golo marcado contra o Rio Ave durante o jogo da 14ª jornada da I Liga de futebol, realizado no Estádio Rio Ave, em Vila do Conde, 16 de dezembro de 2024. FERNANDO VELUDO/LUSA

Por fim, o Vitória SC recuperou de uma desvantagem de dois golos e foi empatar 2-2 em casa do Rio Ave.

Os vila-condenses, que vinham de uma derrota em casa do Santa Clara, chegaram ao intervalo a vencer já por 2-0, com golos de Clayton, aos seis minutos, e de Fábio Ronaldo, aos 38, mas os vimaranenses, que também vinham de uma derrota na última ronda em casa do Benfica, reagiram e, no espaço de sete minutos, igualaram, com tentos de Óscar Rivas (51) e Gustavo Silva (58).

Com este empate, o Vitória conservou o quinto lugar e os mesmos cinco pontos de atraso para o quarto, o Sporting de Braga, enquanto o Rio Ave é 11º, com 16.

 

 Resultados da 14ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

– Sábado, 14 dez:

Farense – Gil Vicente, 0-1 (0-0 ao intervalo)

Nacional – Moreirense, 1-0 (0-0)

Sporting – Boavista, 3-2 (1-1)

 

– Domingo, 15 dez:

Arouca – Santa Clara, 1-0 (0-0)

AVS – Benfica, 1-1 (0-0)

Estoril Praia – Casa Pia, 21:30

 

– Segunda-feira, 16 dez:

Sporting de Braga – Famalicão, 3-3 (0-1)

FC Porto – Estrela da Amadora, 2-0 (1-0)

Rio Ave – Vitória de Guimarães, 2-2 (2-0)

Programa da 15ª jornada:

 

– Sexta-feira, 20 dez:

Casa Pia – Arouca, 21:15

 

– Sábado, 21 dez:

Famalicão – Farense, 16:30

Boavista – AVS, 19:00

Moreirense – FC Porto, 21:30

 

– Domingo, 22 dez:

Santa Clara – Sporting de Braga, 19:00

Gil Vicente – Sporting, 21:30

 

– Segunda-feira, 23 dez:

Benfica – Estoril Praia, 19:45

Vitória de Guimarães – Nacional, 19:45

Estrela da Amadora – Rio Ave, 21:45

 

Com Agência Lusa.

 

 

Article précédentPortugal defronta Espanha, Itália e Bélgica no Europeu feminino de 2025
Article suivantMontenegro quer mais investimento suíço e elogia integração “impecável” dos portugueses