Governo/crise: Eleições legislativas marcadas para 18 de maio

Portugal President Marcelo Rebelo de Sousa announces the date for the third general election Portugal in just over three years as parliament rejected a motion of confidence, at Palacio de Belem, in Lisbon, 13 March 2025. Prime Minister Luis Montenegro presented the motion after the opposition questioned his integrity over the dealings of a consultancy firm he founded which is now run by his sons. JOSE SENA GOULAO/LUSA

As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, anunciou hoje Presidente da República.

Numa comunicação ao país após uma reunião do Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa pediu um « debate claro, digno » nos 65 dias que faltam para o ato eleitoral.

Segundo um comunicado divulgado na página da Presidência da República, o Conselho de Estado, que se reuniu hoje no Palácio de Belém, « deu parecer favorável, por unanimidade, para efeitos da alínea a) do artigo 145.º da Constituição, à dissolução da Assembleia da República ».

« O Presidente da República decidiu, assim, depois de ouvir os partidos políticos nela representados e do parecer do Conselho de Estado, que irá dissolver a Assembleia da República e marcar as eleições para o dia 18 de maio de 2025 », lê-se.

Segundo a lei eleitoral da Assembleia da República, em caso de dissolução, o chefe de Estado marca a data das eleições legislativas com a antecedência mínima de 55 dias.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentPutin concorda cessar combates desde que leve a « paz duradoura »
Article suivantVitória SC eliminado na Liga Conferência ao perder com Betis de Sevilha