Governo não tem “números fiáveis” de quantos portugueses no estrangeiro estão infetados. Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma ter conhecimento de alguns casos e sublinha que, por vezes, os casos não são reportados aos postos consulares – não há “qualquer obrigação legal de o fazer”.
Alfa/Expresso. Por Marta Gonçalves
O Governo não sabe ao certo quantos portugueses no estrangeiro estão infetados com a covid-19. Questionado pelo Expresso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirma ter conhecimento de alguns casos, no entanto “não é possível dispor de números fiáveis” para fazer um balanço.
“Esta situação deve-se, em primeiro lugar, ao facto de grande parte dos países não distinguirem os infetados por critérios de nacionalidade. Por outro lado, os cidadãos ou as famílias também não comunicam os casos de infeção aos postos consulares, nem têm qualquer obrigação legal de o fazer”, explica fonte do MNE.
Esta semana, a SIC deu conta do caso de pelo menos oito portugueses – dois deles infetados pelo novo coronavírus – que estão a bordo do navio de cruzeiro Costa Atlântica, de bandeira italiana, atracado em Nagasaki, no Japão.
O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde dá conta de 24.322 pessoas infetadas em Portugal desde que começou a pandemia. Destas 936 estão internadas (172 nos cuidados intensivos). Morreram 948 pessoas. Registam-se 1.389 recuperações.