Cimeira internacional para promover direitos das mulheres arranca quarta-feira em Paris
O objetivo é que o debate sobre a igualdade de género marque a agenda global, como aconteceu com a conferência da ONU em Pequim, em 1995.
Esta cimeira internacional pretende promover e impulsionar a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Líderes políticos, dirigentes feministas e representantes de várias organizações e quadrantes da sociedade civil vão participar a partir de quarta-feira em Paris numa cimeira internacional que pretende promover e impulsionar a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
O encontro de três dias na capital francesa, intitulado Generation Equality Forum, é organizado pela agência ONU Mulheres, em parceria com os Governos de França e do México.
Na capital francesa, a cimeira será aberta com uma intervenção do Presidente francês, Emmanuel Macron.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, a vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e a diretora-executiva da ONU Mulheres (agência criada em julho de 2010), Phumzile Mlambo-Ngeuka, são outras das intervenções que constam no alinhamento da cimeira.
António Guterres tem marcado um encontro a sós com Emmanuel Macron no Eliseu.
A França pretende estabelecer através deste encontro “uma nova agenda feminista e progressista” à escala internacional, em reação à ascensão de vozes “conservadoras” e até “reacionárias“ em algumas partes do mundo.