Guterres encontrou-se com Zelensky e assumiu que o Conselho de Segurança da ONU « falhou na prevenção da guerra » – O secretário-geral da ONU numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano.
Este disse, depois de ter reunido com Guterres: « Acredito que a Ucrânia é uma prioridade mundial »
“Continuo a acreditar que o senhor secretário-geral e nós todos conseguimos obter o resultado que se pretende: recuperar as pessoas com vida”, disse, referindo-se aos civis que estão numa fábrica siderúrgica (Azovstal) de Mariupol.
A situação nesta cidade é uma das que mais preocupa a ONU, designadamente a necessidade de serem evacuados civis que não conseguem de lá sair.
A este respeito, Zelensky acredita que será possível “resolver com sucesso” a situação em Azovstal (Mariupol), depois do encontro com Guterres.
« Estamos a fazer todos os possíveis para retirar pessoas da metalúrgica de Azovstal », confirmou Guterres durante a conferência de imprensa que os dois líderes deram em conjunto.
Antes da reunião com Zelensky, Guterres visitou cidades destruídas e muito flageladas pela guerra e declarou: “Uma guerra no século XXI é um absurdo”.
« A Ucrânia é um epicentro de mágoa e dor insuportáveis », declarou depois da reunião com o Presidente ucraniano.
Anteriormente, Guterres esteve em Moscovo, onde se reuniu com o Presidente Putin.