A história do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa que, de visita ao Algarve, no primeiro banho do dia, passou de Presidente da República a nadador-salvador já está correr mundo e chegou a vários « media » internacionais. No jornal Le Parisien a notícia doi dada com estes título e subtítulo:
« À 71 ans, le président portugais se jette à l’eau pour aider deux baigneuses –Marcelo Rebelo de Sousa a prêté main-forte samedi à deux femmes tombées d’un canoë, devant de nombreux journalistes »
De facto, foi mais ou menos assim:
Durante o primeiro mergulho na praia do Alvor, Algarve, no primeiro dos seus cinco dias de férias, o Presidente da República participou numa missão de salvamento.
Com 71 anos e menos de um ano depois de ter feito um cateterismo ao coração, Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com « outro patriota » (disse ele, sic), ajudou duas jovens que tinham virado uma canoa e ficaram em situação complicada devido à corrente forte que se fazia sentir nessa altura.
Depois, o presidente explicou aos jornalistas: « Viraram-se e engoliram muita água e não eram capazes nem de se virar, nem de subir para lá, nem de nadar, tal era a força da corrente. Portanto, foi possível empurrá-las, a corrente estava muito forte e felizmente houve ali a ajuda de outro patriota e assim os dois conseguimos ajudar as jovens», disse o Presidente da República, deixando ainda um conselho aos banhistas mais jovens: «No futuro, têm de ter mais cuidado».
Foto Sic Notícias