Impressionante nuvem de areia sobrevoa a Europa Ocidental

Uma grande nuvem de areia tem estado a sobrevoar Espanha, Portugal e França nas últimas horas, tornando o céu alaranjado e escurecendo-o e com uma evidente degradação da qualidade do ar ao mesmo tempo.

 

 

As últimas horas foram marcadas pelo estabelecimento de um fluxo de sul entre o Magrebe, a Península Ibérica e a França, com cada vez mais suavidade no processo. Mas também, sob o efeito de uma pequena depressão, uma verdadeira nuvem de areia subiu do Sara em direção ao oeste da Europa. Este mecanismo bem conhecido, que ocorre de tempos a tempos, tem várias consequências.

Uma mudança de cor do céu foi observada em vários países, Portugal, Espanha e França, nos países do Benelux e na Suíça, mas de uma forma muito mais atenuada.

Outra consequência desta nuvem de areia é a deterioração da qualidade do ar. Na quarta-feira, todas as regiões estarão preocupadas com limiares de alerta excedidos na Aquitânia, perto dos Pirenéus e na região de Rhône-Alpes. Nestas condições, não é aconselhável a prática de qualquer actividade física intensa ao ar livre.

Este também não é o momento de lavar o seu carro ou o seu terraço, porque quando caem pequenas chuvas durante estas situações, podem ocorrer depósitos de areia. E isto é o que pode acontecer quando uma perturbação chuvosa passar pelo norte de França, pelo Languedoc e Roussillon na terça-feira. O mesmo acontecerá entre quarta-feira e quinta-feira, desta vez na metade ocidental do país.

A chegada desta poeira à Europa é a consequência da tempestade de areia que afetou Marrocos nos últimos dias.

A última invasão de areia em França data de 6 de fevereiro de 2021, quando afetou particularmente a metade sul do país.

Atualização Alfa (foto DR): Céu de Lisboa, na manhã de dia 16/03, às 10 horas locais. Nuvem de areia atinge Europa ocidental:

 

Com Tempo.pt

 

td-main-content-wrap
Article précédentBenzema é o maior goleador francês da história
Article suivantBenfica vence Ajax e está nos ‘quartos’ da Liga dos Campeões