Incêndio na catedral de Nantes (Loire-Atlantique) – Está circunscrito

O incêndio na Catedral de Nantes, em França, está circunscrito, tendo destruído o órgão da igreja, segundo as autoridades locais que sublinham que os estragos não são comparáveis ao fogo da Notre-Dame, em Paris, em 2019.

Segundo informações avançadas à agência de notícias France Presse, o incêndio que deflagrou esta madrugada na catedral gótica de Nantes já está circunscrito, tendo atingido o órgão principal da igreja.

“Os estragos estão concentrados no órgão que está completamente destruído. A plataforma sobre a qual se situa está muito instável e ameaça ruir”, afirmou o responsável dos bombeiros, Laurent Ferlay, numa conferência de imprensa que se realizou junto à igreja.

Os bombeiros foram alertados para o incêndio às 07:44 (às 06:44 em Lisboa) e por volta das 10:00 (09:00 em Lisboa) estavam no local 60 elementos a combater as chamas.

A catedral já tinha sido alvo de um incêndio em 1972, cujos trabalhos de recuperação terminaram em 1985, segundo informações da France Presse.

A presidente da câmara de Nantes  Johanna Roland esteve no local e  prestou declarações.

 

Foto: Clément Zion

« Le feu n’est pas maitrisé, il est en cours d’attaque. C’est un feu important », a indiqué le Codis à l’AFP, précisant que les pompiers avaient été alertés à 7H44 et que 60 pompiers avaient été dépêchés sur les lieux. Deux nacelles de pompiers arrosent la façade avec de l’eau pour éteindre l’incendie.

Tout le quartier est bouclé. La police a élargi le périmètre de sécurité, pour éviter l’afflux de curieux.

 

Já é a segunda vez que o edifício sofre um incêndio

Esta catedral de Nantes do século XV, classificada de edifício histórico desde 1862 já foi vitima de um incêndio em Janeiro de 1972.

 

Article précédentNasceu o primeiro bebé infetado em Portugal. Transmissão in utero do novo coronavírus
Article suivantCovid-19: OMS regista o maior aumento global de infeções desde o início da pandemia