Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, os seis piores incêndios rurais ou florestais em curso localizavam-se neste domingo à tarde nos concelhos de Monchique, Lousada, Vila Nova de Famalicão, Almada, Marvão e Alfândega da Fé.
Com mais meios continua o combate às chamas do distrito de Faro, que deflagraram na localidade de Perna Negra, Monchique, depois das 13h de sexta-feira, o que obrigou à retirada de diversas pessoas de uma zona próxima da Portela do Vento e de outras localidades. Agora, já à noite, está a ser evacuada parte da vila de Monchique.
Pelas 17h, a combater o incêndio de Monchique estavam 831 homens, apoiados por 223 viaturas e 12 meios aéreos. A situação estava a ficar muito complicada ao cair da noite, porque as chamas estavam à porta da vila.
À mesma hora, em Marvão, no distrito de Portalegre, estavam 148 operacionais, 38 viaturas e três meios aéreos a combater as chamas, que tiveram início depois das 15h de hoje.
Depois das 20h a situação era grave em Monchique: as chamas estavam já nos arredores da vila e habitantes estavam a ser evacuados.
Estava também a essa hora a ser reforçado o combate às chamas nas encostas do castelo de Marvão.