Após o chumbo do Orçamento na Assembleia, Marcelo Rebelo de Sousa saiu de Belém para ir… ao multibanco na parte exterior do Palácio de Belém. Jornalistas que estavam presentes em força à porta da Presidência ficaram espantados. Presidente não prestou declarações. Aparentemente foi apenas pagar contas, pelos vistos inadiáveis.
Foi de facto um momento unico protagonizado pelo Presidente da República, que é um « habitué » neste tipo de supresas completamente… inesperadas.
Nessa altura, o país aguardava pela decisão de Marcelo Rebelo de Sousa sobre se dissolvia ou não o Parlamento e ia convocar eleições antecipadas (o que parece ir acontecer).
Foi um momento único: o Presidente da República saiu a pé, pela porta lateral do palácio de Belém, suscitou enorme curiosidade e azáfama entre os jornalistas presentes junto à residência oficial do chefe de Estado. Andou umas dezenas de metros, sempre a ser filmado e fotografado e parou numa caixa multibanco, onde esteve alguns momentos, aparentemente a pagar contas. E não fez qualquer declaração sobre a crise política.
O PR já iniciou os contactos para dissolver a AR e convocar eleições antecipadas, que decorrerão em janeiro ou fevereiro de 2022.