Investigadores portugueses vencem concurso de engenharia nos EUA

Publié le 30 août 2018

Dois investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, venceram este ano o concurso de engenharia organizado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), anunciou hoje a instituição.

Depois de em 2014 e 2017 vencerem o concurso organizado pelo IEEE, uma instituição dedicada ao desenvolvimento tecnológico, os investigadores Leonel Carvalho e Vladimiro Miranda voltaram, este ano, a ser os “únicos portugueses a conseguir o galardão” deste concurso de engenharia que decorreu nos Estados Unidos, refere, em comunicado, o INEC TEC.

Segundo o instituto, a competição, designada “Modern Heuristic Optimization”, desafiava os investigadores a resolver dois problemas de otimização que não tinham por base a matemática, mas sim “fenómenos naturais” relacionados com sistemas elétricos de energia.

“Estes problemas são aqueles que se prevê que a indústria a atuar no setor da energia elétrica vá enfrentar de forma generalizada num futuro próximo. Foi, nesse sentido, que o IEEE procurou estimular a produção de respostas que possam ser objeto de translação para o mundo empresarial”, acrescenta.

De acordo com Leonel Carvalho, citado no comunicado, “estes métodos podem fornecer soluções excelentes para problemas complexos”, contudo, é necessário “continuar a estudar” para “avançar no seu estado de robustez”.

Em 2012 Vladimiro Miranda, diretor associado do INESC TEC e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), propôs o conceito EPSO – Evolutionary Particle Swarm Optimization – e, desde então, o conceito tem vindo a afirmar-se “internacionalmente”.

O INESC TEC sustenta que foi o conceito EPSO, em combinação com outra técnica de otimização, designada Cross-Entropy Method, a “chave” do sucesso dos investigadores portugueses.

Quanto à edição do próximo ano, e à qual os investigadores vão novamente concorrer, Leonel Carvalho revelou que os temas vão relacionar-se com “o planeamento da expansão da rede de transporte e a otimização da flexibilidade nos Sistemas de Energia”.

Alfa/Lusa


Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background