O piloto irlandês Craig Breen (Hyundai i20) morreu hoje vítima de um acidente durante os testes para o Rali da Croácia, quarta prova do Mundial, que vai decorrer entre 20 e 23 de abril, revelou a equipa Hyundai.
« A Hyundai Motorsport lamenta confirmar que o piloto Craig Breen perdeu hoje a vida na sequência de um acidente durante o teste pré-evento do Rali da Croácia. O copiloto James Fulton saiu ileso do acidente ocorrido pouco depois do meio-dia », pode ler-se no breve comunicado emitido pela Hyundai.
Craig Breen, 33 anos, estava a participar também, este ano, no campeonato português de ralis (CPR) em representação da equipa Hyundai.
No início de março, na estreia no CPR e ao volante do i20 N Rally 2, no Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, rali que também marcou o ‘pontapé de saída’ na edição de 2023 do Europeu, o irlandês terminou na 6ª posição. Mais recentemente, na ronda 2 do Nacional, no Algarve, o irlandês teve de abandonar a competição de forma precoce, após acidente, resultado que o deixou em 4º no campeonato, atrás de Miguel Correia, Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes.
No Mundial, o piloto irlandês encontrava-se em 6º, com 19 pontos. Breen estreou-se no WRC em 2009, curiosamente no Rali de Portugal. Desde então, em 81 participações, com as equipas Peugeot, Citroën, M-Sport Ford ou Hyundai, totalizou 8 pódios e 30 vitórias em ‘especiais’.
Com Agência Lusa.
Statement from Hyundai Motorsport pic.twitter.com/GLNXbphVQW
— hmsgofficial (@HMSGOfficial) April 13, 2023