Novembro continua a trazer, a bom ritmo, muita música nacional.
Esta semana, foram várias as edições de álbuns, estreia de vídeos e divulgação de singles, com as novidades de Isaura, Camané e Mário Laginha, Jimmy P, Miguel Ângelo com D’Alva’, Murta, Susana Travassos, Maria Reis e Dream People a destacarem-se.
Isaura – « Agosto »
A nova mixtape de Isaura, totalmente cantada em português, chegou às lojas e plataformas de streaming na quarta-feira. Além de incluir os temas já conhecidos ‘Liga-Desliga’ e ‘Uma Frase Não Faz a Canção’, « Agosto » traz uma colaboração com o rapper Ivandro em ‘Só Vejo a Tua Boca’ e outra com os Salto em ‘Meu Amor’. « Sinto que a minha identidade no português estava por explorar e de alguma forma sentia que ia gostar de trabalhar estilos muito diferentes », diz a artista no comunicado de imprensa.
Camané & Mário Laginha – « Aqui Está-se Sossegado »
Na sexta-feira, chegou o aguardado álbum que junta o fadista Camané ao pianista Mário Laginha. « Aqui Está-se Sossegado » inclui temas do cancioneiro do fado, como ‘Com Que Voz’ ou ‘A Casa da Mariquinhas’ ou do catálogo de Camané e também cinco temas inéditos. O tema de avanço é ‘Com Que Voz’ e a dupla vai apresentar o disco no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 20 de dezembro.
Jimmy P – ‘Até Voltares’ (com Fernando Daniel)
Jimmy P revelou o novo single do seu próximo álbum. ‘Até Voltares’ é um dueto com Fernando Daniel e junta-se assim a outros três temas já divulgados que serão incluídos em « Abensonhado », disco a ser editado em 2020: ‘Vais Alinhar’ (com Djodje e Nelson Freitas), ‘Contigo’ (com Carolina Deslandes) e ‘Ano Novo’ (com Deejay Télio). O cantor atua no Coliseu do Porto a 22 de fevereiro.
Susana Travassos – ‘Naranjo En Flor’
Atualmente numa digressão pela Argentina e Uruguai, Susana Travassos divulgou esta semana o vídeo para o novo single, ‘Naranjo en Flor’, tema incluído no álbum « Pássaro Palavra », editado em fevereiro. Cantado em espanhol, é uma versão de um tema de tango escrito por Homero e Virgílio Espósito em 1944, contando com arranjo do pianista Diego Schissi.
Miguel Ângelo – « NOVA (pop) »
O líder dos Delfins regressou na sexta-feira, a solo, com um álbum gravado em Cascais que integra colaborações com Filipe Sambado, Surma, Chinaskee e D’Alva. « Quimera », o single que chega junto com o disco, é precisamente a colaboração com os D’Alva, descrita como « a viagem perfeita da pop que os une entre o passado, o prsente e o futuro da música popular ». O disco é apresentado na hoje no Arena Live do Casino Lisboa.
Murta – « D’Art Vida »
O álbum de estreia de Murta, chegou também às plataformas digitais na semana passada, sendo editado em formato físico esta semana. Com produção do próprio, mas também de Charlie Beats, Twins e 54Studio, o registo inclui os singles ‘Porquê’, ‘Respeitar, ‘Segredos’ e o mais recente ‘Saudade’. O artista atua no festival Super Bock em Stock, no próximo dia 22.
Maria Reis – « Chove na Sala, Água nos Olhos »
Chegou também na sexta-feira o novo álbum em nome próprio de Maria Reis, das Pega Monstro. « Chove na Sala, Água nos Olhos » conta com coprodução de B Fachada, entre outros, e inclui temas como ‘Picada de Vespa’ ou ‘Lars Von Trier’.
Dream People – ‘Caroline’
O segundo single do EP « Soft Violence », estreia em disco dos Dream People, que será apresentado a 21 de novembro no Musicbox, em Lisboa, conta com um novo vídeo, sucedendo assim a ‘Putos de Portugal’. A banda atua também no Super Bock em Stock.
https://www.youtube.com/watch?v=04PetAMV_yM
Alfa/Blitz