
Telavive anunciou este domingo uma pausa militar « tática » em três áreas de Gaza para fins humanitários. O objetivo é « refutar a falsa alegação de fome deliberada na Faixa », afirmaram as Forças de Defesa de Israel em comunicado.
Segundo Israel, durante a última noite já foi feito um lançamento aéreo de ajuda humanitária.
« Em conformidade com as orientações da liderança política, as Forças de Defesa de Israel realizaram recentemente um lançamento aéreo de ajuda humanitária como parte dos esforços para permitir e facilitar a entrada de ajuda na Faixa de Gaza », afirmou o exército.
De acordo com o comunicado, publicado na plataforma de mensagens Telegram, o lançamento aéreo, realizado em coordenação com organismos internacionais e o COGAT (organismo israelita que gere os assuntos civis), incluiu sete paletes com farinha, açúcar e alimentos enlatados.
Num comunicado anterior, as Forças de Defesa (IDF, na sigla em inglês) indicaram que vão estabelecer corredores humanitários designados para « facilitar a movimentação segura das caravanas da ONU que entregam alimentos e medicamentos à população » e até mesmo « pausas humanitárias » nas zonas de entrega.
A pausa vai ocorrer durante o dia em Al-Mawasi, Deir al-Balah e na cidade de Gaza das 10h00 às 20h00 (hora local) até novo aviso, informou o Exército.
Rotas seguras designadas também estarão em vigor permanentemente das 6h00 às 23h00, acrescentou.
Com RTP.