Já está pronta a Casa de Portugal em Villeneuve-le-Roi. Rádio Alfa é parceira da instituição

Já terminaram as obras na Casa de Portugal em Villeneuve-le-Roi. 

A Casa de Portugal de Villeneuve-le Roi (Val-de-Marne) já está pronta “mas, infelizmente, devido à situação ligada à pandemia de covid-19 vamos ter de esperar um pouco para dar início às atividades”, diz à Rádio Alfa, o “maire” da localidade, Didier Gonzales.

A nova Casa de Portugal da região parisiense (que custou no total cerca de 900 mil euros) assinou uma parceria com a Rádio Alfa, que organizará nas suas instalações alguns espetáculos e outros eventos culturais.

A Casa de Portugal está localizada no centro da localidade, no ângulo da avenue de la République e da rue Maréchal-Liautey, no lugar onde existia anteriormente a discoteca La Cigale.

 

Foto LP/Marine Legrand (cedida à Rádio Alfa pela « mairie »)

 

A ideia de adaptar as instalações já existentes para levantar aí a Casa de Portugal partiu do presidente da Câmara, Didier Gonzales (direita, LR), que a pôs à disposição da associação franco-portuguesa de Villeneuve-le Roi, que esteve desde que a ideia nasceu ao lado do autarca nesta iniciativa.

A compra do edifício custou à “mairie” 300 mil euros e as obras cerca de 600 mil.

A comunidade portuguesa local mobilizou-se desde o início para ajudar nas obras,  confirmou à Rádio Alfa, Adelino de Pinho, presidente da associação franco-portuguesa, durante uma visita recente que fizemos às instalações, na altura com as obras ainda por concluir.

A Casa de Portugal tem diversas dependências, incluindo cozinha e um espaço exterior, e sobretudo uma sala espaçosa com um palco de 70m2 e capacidade para receber, simultaneamente, mais de 200 pessoas.

Além de espetáculos, a associação luso-francesa pretende aí lançar, entre outras iniciativas, aulas de português e de francês.

« As instalações já foram oficialmente vistoriadas e aprovadas e a obra é de grande qualidade », informa Didier Gonzales.

Agora só falta que a crise sanitária se resolva de forma a permitir a inauguração e a abertura das instalações ao público.

A Rádio Alfa vai aí organizar alguns eventos no quadro da parceria assinada entre o “maire” e a direção da nossa estação.

td-main-content-wrap
Article précédentCovid-19/Portugal. 79 estudantes de Erasmus na universidade do Porto infetados
Article suivantPongo, diva do kuduro, arrasa na Cité de la Musique, filme Ordem Moral e exposição de Vhils. Destaques em Paris