Jorge Fonseca ganhou a medalha de bronze, num combate nos JO de Tóquio com o canadiano Shady Elnahas na categoria dos -100kg.
O campeão do mundo português perdeu nas meias-finais frente ao sul-coreano Guham Cho, por waza-ari, o que o fez cair para a disputa da medalha de bronze, que ganhou brilhantemente.
Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 39 segundos do fim.
Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio.
No fim, declarou:
Jorge Fonseca: “É saboroso, mas queria mais. Sou bicampeão do mundo, o meu lugar é no ouro. Quero ser o melhor de todos os tempos do desporto nacional”.
E também:
Jorge Fonseca: “Garanto que vou dançar pimba em Paris, lá na terra dos franceses. E vou organizar uma festa no Marquês »