JO Tóquio. Pichardo ganha o ouro no triplo salto. Hino português volta a ouvir-se nos Jogos

Pichardo é o novo campeão olímpico do triplo salto, com com um « pulo » de 17,98 metros (novo recorde nacional).

Graças a ele e muitos anos depois, a « Portuguesa » vai voltar a ouvir-se nuns Jogos Olímpicos.

Pedro Pablo Pichardo é de facto o campeão olímpico do triplo salto, num concurso no qual bateu o recorde nacional no salto que lhe deu o ouro, de 17,98 metros.

Aos 28 anos, Pedro Pablo Pichardo deu a Portugal o seu 5.º título olímpico da história, o primeiro desde Pequim 2008, também no triplo salto.

Com esta nova vitória, Portugal conquista a sua quarta medalha da História em Tóquio, naquela que é já a melhor participação de sempre em número de presença nos pódios.

« O ouro é para agradecer ao país que me apoiou », disse Pedro Pichardo, depois da vitória.

De facto, Pedro Pablo Pichardo disse que o ouro olímpico que conquistou no triplo salto é a melhor forma de prestar tributo a Portugal, pelo modo como o acolheu quando teve de sair de Cuba.

 

(Photo: Ben STANSALL / AFP)

O atleta português naturalizado (de origem cubana) liderou sempre a prova, estando sempre à frente desde o seu início.

Aos 28 anos, na sua primeira participação olímpica, Pichardo é o 5.º campeão olímpico português, o primeiro desde Pequim 2008 quando Nelson Évora foi ouro também no triplo salto. Junta-se a um ilustre e pequeno grupo de campeões olímpicos portugueses onde estão também, além de Évora, Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro.

No concurso deste ano, Yamingo Zhu, da China, foi medalha de prata e Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso bronze.

Pichardo venceu a prova com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).

Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles1984 e Atenas2004, edições em que subiu três vezes ao pódio, passando a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou também os cinco títulos olímpicos.

O atleta natural de Cuba, de 28 anos, efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu o recorde nacional por três centímetros.

 

Article précédentBenfica venceu por 2-0 o Spartak em Moscovo. Um Passo em frente para a Liga dos Campeões
Article suivantJO/Tóquio. Medalhados mostram que “Portugal é grande quando consegue a integração efetiva” – PR