A Fundação Joana Vasconcelos promove em Paris (no Le Carreau du Temple – 2 rue Perrée, Paris 03) a Conferência Internacional REBOOT 2022 A ARTE AO SERVIÇO DA SUSTENTABILIDADE DO PLANETA.
Trata-se da segunda edição das conferências internacionais « REBOOT: Artistic Sustainability – Beyond Green », cujo programa de eventos – reunindo artistas, curadores, programadores, colecionadores, pensadores, ativistas, políticos e intervenientes das mais diversas esferas do mundo da arte – arranca às 09h00 de sexta-feira dia 9 naquele espaço do centro da capital francesa.
A edição deste ano traz novas abordagens sobre perspetivas inovadoras no domínio por exemplo do futuro dos museus, o artesanato ou a gastronomia.
De acordo com a organização, entre os nomes confirmados para a Conferência figuram, por exemplo, Bernard Blistène (ex-diretor do Museu de Arte Moderna do Centro Pompidou), Demetrio Paparoni (curador e crítico de arte), Graça Fonseca (ex-ministra da cultura da República Portuguesa), Olivier Reneau (jornalista especializado em arte, arquitetura e gastronomia, colaborador na Le Quotidien de l’Art , Le Figaro Magazine, Identita Golosa), Pierre Hermé (chef pasteleiro) ou Celine Vogt (responsável pela área da Educação da Michelangelo Foundation For Creativity & Craftsmanship).
O evento é organizado pelo segundo ano consecutivo pela Fundação Joana Vasconcelos, em colaboração com a MG Boutique de Serviços e com curadoria de D. André de Quiroga.
A « REBOOT: ArtisticSustainability – Beyond Green » diz pretender afirmar-se como uma plataforma internacional de debate de ideias, incrementando o intercâmbio de talentos e a possibilidade de colocação de bolseiros estudantes de arte em instituições internacionais.
A artista plástica portuguesa afirma pelo seu lado que, « desde 2012, a sua Fundação desenvolve atividades diversas nas áreas da educação e responsabilidade social para o campo das artes ».
« Há vários anos que a Fundação atribui bolsas para estudantes de arte no ensino superior e pretende estender esta ação a instituições de países para além Portugal », explica Joana Vasconcelos.
Segundo o curador D. André de Quiroga, programador da REBOOT, a edição de 2022 « traz para o palco do Carreau du Temple setores da atividade económica e cultural (museus, gastronomia…) onde a França teve um papel pioneiro e mantém uma liderança global ».
A Conferência decorre quando vai ser inaugurada também a Árvore da Vida de Joana Vasconcelos, instalação para ser vista na Capela do Castelo de Vincennes. « Dez anos depois da mostra individual no Palácio de Versalhes (a mais vista em França em 50 anos, com um recorde de 1,6 milhões de visitantes), a artista regressa a um importante monumento histórico no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022 com uma obra que se afirma, também ela, como um símbolo de sustentabilidade e pujança de futuro, patente a partir de 14 de setembro e até 15 de janeiro de 2023 », informa a organização.
Mais informações em: