Jornadas Sociais da Santa Casa. Efeitos da Pandemia na Comunidade em França

Online. XI JORNADAS SOCIAIS da Santa Casa da Misericórdia de Paris. Paris, 12 de junho:  OS EFEITOS DA PANDEMIA NA COMUNIDADE PORTUGUESA

 

A Santa Casa de Misericórdia de Paris (SCMP) informa, em comunicado, que organiza, no próximo dia 12 de junho, a partir das 15h00 (hora Paris), as XI Jornadas Sociais, este ano dedicadas aos efeitos da pandemia no seio da comunidade portuguesa, em formato online, aberto ao público em geral a partir do seguinte link Youtube https://youtu.be/YM87Q225oxs

« A edição deste ano, realizada com o apoio e a colaboração técnica do semanário Lusojornal, conta com as intervenções da Professora Alexandra Esteves (Universidade Católica Portuguesa – Braga), dos psicanalistas António Lima Nogueira e Manuel Santos Jorge, ambos radicados em Paris, e de Manuel Antunes da Cunha, presidente do Conselho Fiscal da Misericórdia », informa a Santa Casa.

« Em direto de Braga, a historiadora Alexandra Esteves, uma das maiores especialistas portuguesas do papel das misericórdias, mas também dos efeitos sociais das pandemias, abordará “a ação das Misericórdias em tempos de epidemia: uma viagem pelo século XIX e pelas primeiras décadas do século XX.”, lê-se no comunicado.

 

« Por seu turno, os dois psicanalistas convidados, ambos membros ativos da Misericórdia de Paris, partilharão algumas experiências e dificuldades da comunidade portuguesa radicada em França no contexto atual. Por fim, Manuel Antunes da Cunha, também docente universitário na Universidade Católica Portuguesa e especialista das representações em torno da emigração portuguesa, abordará um certo esquecimento a que foram votados pelo país de origem os compatriotas a viver no estrangeiro em situação de dificuldade ».

 

A Santa Casa acrescenta que, no dia seguinte, 13 de junho, dia em que a SCMP completa 27 anos de existência, decorrerá, a partir das 14h30, nas instalações do Santuário de Nª Srª de Fátima, em Paris, a Assembleia Geral da instituição. O Conselho Administrativo da SCMP, liderado pela provedora Ilda Nunes, cumpre atualmente o seu primeiro ano do mandato, iniciado a 26 de setembro de 2020.

« Não obstante as dificuldades sanitárias terem impedido a instituição de organizar algumas atividades, a Misericórdia de Paris tem procurado dar resposta a um aumento consequente dos pedidos de ajuda alimentar e económica, assim como às situações de isolamento », garante a instituição.

Por fim, a Santa Casa faz o seguinte comentário e fornece alguns dados sobre os portugueses residentes em França: 

« O Estado Português tem vindo a diminuir significativamente a proteção psicossocial aos Portugueses mais carenciados a residir no estrangeiro. Este processo iniciou-se há décadas com a aposentação das assistentes sociais a trabalhar nos Consulados, prosseguindo com a diminuição/extinção progressiva das verbas associadas à política social junto das comunidades. Embora os Portugueses a viver no estrangeiro devam recorrer prioritariamente às instituições de solidariedade social do país de residência, nem sempre essa ajuda é suficiente.

« Vivem hoje em França mais de um milhão de Portugueses. De acordo com os dados do INSEE, se tivermos somente em conta o critério da nacionalidade, em 2017 residiam em território francês cerca de 620 000 pessoas detentoras da cidadania portuguesa, às quais acrescem os titulares das duas nacionalidades, assim como os cidadãos franceses de origem portuguesa, alguns dos quais continuam a manter uma forte ligação às origens. Nas últimas eleições presidenciais portuguesas, estavam inscritos nos cadernos eleitorais cerca de 415 000 emigrantes a viver em França, mas o Consulado-geral de Portugal em Paris contabiliza cerca de 900 000 inscrições consulares. Trata-se da maior comunidade portuguesa no estrangeiro. Todavia, nem todos usufruem das mesmas condições de vida ».

Mais inofmrações aqui:

Santa Casa da Misericórdia de Paris  7, Av. de la Porte de Vanves – 75014 – Paris. Telefone: (0033) 1 79 35 11 03. Correio eletrónico: contact@scmisericordia.com

Article précédentGestora francesa vai liderar a TAP
Article suivantCanoísta olímpico João Ribeiro vice-campeão da Europa de K1 500