Jornalista Artur Silva da Rádio Alfa homenageado com a Medalha de Ouro de Mérito das Comunidades Portuguesas

Foto. facebook.com/paulocafofo.pt

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, disse hoje em Paris que os consulados estão atentos à situação social dos emigrantes face ao aumento dos preços, não tendo havido até agora mais pedidos que o habitual.

« A inflação é um problema transversal a toda a Europa e tem reflexos na nossa comunidade, nós temos instrumentos de apoio social aos idosos carenciados e aos imigrantes carenciados, sendo questões distintas já que uma é uma ajuda pontual e a outra é ajuda com um complemento de pensão. Ainda não verificámos nenhum aumento dos pedidos de ajuda, mas estamos atentos com o nosso adido social », declarou o governante à Agência Lusa.

Paulo Cafôfo pede aos emigrantes para não hesitarem em contactar os consulados das suas regiões, caso se encontrem numa situação de precariedade, já que « o Estado português, quer seja com pessoas, quer seja com mecanismos de apoios, está preparado para amparar quem mais precisa ».

Em visita à capital francesa desde sexta-feira, o secretário de Estado aproveitou para homenagear o jornalista Artur Silva, radialista na Rádio Alfa – rádio portuguesa difundida em FM na região de Paris -, atribuindo-lhe a Medalha de Ouro de Mérito das Comunidades Portuguesas.

« Não há maneira de valorizar as comunidades sem valorizar os portugueses e portuguesas que na sua ação e naquilo que são na vida, orgulham Portugal. Quero que os portugueses e portuguesas que vivem em Portugal possam conhecer estes exemplos e possam respeitá-los. São pessoas enormes. [Homenageámos] um jornalista, o Artur Silva que é uma figura histórica e marcante da nossa comunidade, a voz da rádio que acaba por ser a voz de Portugal », declarou.

O secretário de Estado visitou também o atelier da artista Nathalie Afonso, que tem cerca de 330 alunos, que, disse, tem uma grande abertura com a sociedades francesa.

O governante teve ainda encontros com as autoridades locais, concretamente com os autarcas de Ormesson-sur-Marne e de Yerres, na região parisiense.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentSenado aprova a revisão do sistema de pensões de reforma. Texto volta à Assembleia Nacional
Article suivantCrise financeira à vista? A falência do americano Silicon Valley Bank. Análise