Kyriakos Mitsotakis (direita) vence eleições na Grécia

Kyriakos Mitsotakis, vencedor das eleições na Grécia, diz que « começa uma nova, mas bonita, luta »

Kyriakos Mitsotakis, vencedor das eleições na Grécia, diz que começa uma nova, mas bonita, luta

Alfa/Lusa/Expresso

O conservador Kyriakos Mitsotakis, que venceu as eleições legislativas antecipadas na Grécia, afirmou que « começa uma nova, mas bonita, luta » e prometeu que trabalhará para dar crescimento e emprego ao país.

« Pedi um mandato forte e deram-mo com generosidade. Não defraudarei as expectativas », disse Mitsotakis, líder do partido de centro-direita Nova Democracia, que ganhou as eleições com maioria absoluta, assinalando que « um círculo doloroso se fecha hoje ».

Kyriakos Mitsotakis, que toma posse como primeiro-ministro na segunda-feira, prometeu que o novo Governo se pautará pelos princípios da transparência e da meritocracia e anunciou que o Parlamento trabalhará durante todo o verão porque « o futuro não pode esperar ».

Com quase todos os votos contados, a Nova Democracia obteve 39,6% (158 deputados), contra 31,6% (86 deputados) do partido de esquerda Syriza, que estava no poder.

AUSTERIDADE PENALIZOU ALEXIS TSIPRAS

Levado ao poder com a promessa de fazer frente à ortodoxia orçamental, Tsipras acabou por vergar-se a ela, aceitando um terceiro plano de resgate em 2015, com fortes perdas de poder de compra dos cidadãos e aumento do desemprego. Isto apesar de ter inclusive convocado um referendo em que aconselhou os eleitores a votar contra o programa da troika. Embora 61% lhe tenham dado ouvidos, Tsipras acabou por capitular e aplicou medidas ainda mais drásticas do que as previstas no plano rejeitado.

“De cabeça erguida, aceitamos o veredicto do povo”, resignou-se o ainda governante, que explicou ter tido de “tomar decisões difíceis com custos políticos pesados”. A abstenção de 44% foi a mais alta em 45 anos de democracia.

Article précédentBrasil vence Peru e ganha Copa América de futebol
Article suivantMais três monumentos portugueses elevados a Património Mundial da UNESCO