« Lenços Vermelhos » desfilam esta tarde em Paris numa « Marcha Republicana das Liberdades » para denunciarem a violência dos « Coletes Amarelos ».
O movimento não apoia oficialmente o Presidente e o Governo, mas conta com a presença já anunciada de diversos deputados da maioria.
« Somos a maioria silenciosa, pessoas simples, de todas as origens e queremos dizer aos ‘coletes amarelos’ que se podem organizar manifestações sem violência », disse esta manhã uma manifestante aos jornalistas.
O desfile foi convocado para as 14h locais na praça de la Nation, em Paris e conta com participantes de diversas regiões que chegaram à capital designadamente em autocarros e comboios.
« Os coletes amarelos não são o povo e estamos aqui para o mostrar », explicou outro manifestante, um comerciante, que se declarou muito afetado pela violência dos « coletes ».
O grande desafio da manifestação, organizada essencialmente por uma associação denominada os « foulards rouges » (lenços vermelhos), será constatar a sua capacidade de mobilização.
A associação defende também o « Grande Debate Nacional » lançado há dias pelo Presidente Emmanuel Macron.
Philippe Lhoste, de Champigny-sur-Marne e porta-voz da associação, confirma que o objetivo é fazer ouvir a « maioria silenciosa », acrescentando: « É preciso parar com estas manifestações violentas ».