Leonardo DiCaprio avança com cinco milhões para a Amazónia

Publié le 26 août 2019

A associação ambiental Earth Alliance (Aliança Terra, numa tradução literal), que tem entre os seus impulsionadores o actor Leonardo DiCaprio, informou que irá destinar cinco milhões de dólares (quase 4,5 milhões de euros) à preservação da zona da Amazónia atingida pelos incêndios.

Fundo Floresta Amazónica é um compromisso assinado pelo próprio DiCaprio, em conjunto com Laurene Powell Jobs, a viúva de Steve Jobs, e Brian Sheth, listado no ano passado pela Forbes como um dos multimilionários mais ricos do mundo. Nesse documento, o trio compromete-se a investir cinco milhões de dólares em recursos vitais para a protecção daqueles que são os “pulmões do planeta”.

O dinheiro, segundo o que se lê no site da associação, será entregue a cinco organizações que se dedicam à defesa da floresta Amazónica: Instituto Associação Floresta Protegida, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazónia Brasileira, Instituto Kabu, Instituto Raoni e Instituto Socioambiental.

A organização justifica a criação deste fundo com a situação de emergência actual, “com mais de nove mil incêndios florestais a queimar paisagens delicadas e insubstituíveis em todo o Brasil”. No mesmo texto lê-se que, só este ano, e “até ao momento, foram registados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mais de 72 mil incêndios”, reflectindo um aumento significativo face ao ano anterior, o que se justifica por “um desmatamento sem precedentes, que resulta numa região mais seca”.

Agora, a associação apela a que mais gente se junte a esta acção, doando fundos para juntar aos cinco milhões iniciais.

Jornal Público.

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background