Liga confirma adiamento de Famalicão-Sporting e pede medidas ao Governo

Confrontos entre adeptos do Famalicão e do Sporting nas imediações do estádio do Famalicão fazem um ferido, 3 de fevereiro de 2024. Adeptos aguardam pela abertura de portas do estádio após a Liga de Futebol comunicar que devido a dificuldades de policiamento que lhe são alheias, o início do jogo entre Famalicão e Sporting está previsto para as 19 horas. JOSÉ COELHO/LUSA

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou hoje o adiamento do encontro Famalicão-Sporting, da I Liga, e pediu medidas ao Governo contra a ausência de policiamento no encontro da 20ª jornada.

« A Liga Portugal informa que o jogo entre FC Famalicão e Sporting CP, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, foi adiado, por acordo dos clubes, para data ainda a definir, depois de ter recebido informações por parte do responsável pela força policial presente no Estádio Municipal de Famalicão de que não existem condições de segurança para a realização do mesmo hoje nem amanhã [domingo] », lê-se num comunicado.

Repudiando os incidentes ocorridos no exterior do Estádio Municipal de Famalicão, a Liga de clubes « exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias ».

 

PSP refere « número não habitual » de polícias com baixa antes de jogo Famalicão-Sporting

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) referiu hoje que foi surpreendida por um número anormal de agentes com baixa médica, o que levou ao adiamento do Famalicão-Sporting, da I Liga de futebol.

Garantindo que tinha sido « planeado e preparado o efetivo policial adequado e necessário » para o encontro da 20.ª jornada, a PSP adianta que, « antes do início do policiamento ao evento, um número não habitual de polícias informaram que se encontravam doentes, comunicando baixa médica »

« A PSP prontamente acionou meios policiais de outras unidades de polícia, meios esses que também vieram a comunicar situações de indisposição, com deslocação para unidades hospitalares », lê-se no comunicado da força de segurança.

De acordo com o mesmo documento, « foram ainda acionados meios da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia no Porto e da Guarda Nacional Republicana, visando reforçar o policiamento ao evento desportivo ».

« Porém, tendo existido alguns incidentes de ordem pública junto ao Estádio Municipal de Famalicão, mesmo tendo sido possível reforçar as imediações do mesmo, a PSP, em coordenação com o organizador e o promotor do evento, decidiu que não se encontravam reunidas as condições necessárias para a realização do jogo », lê-se.

Inicialmente, o encontro estava previsto para as 19:00 (Paris), mas a LPFP anunciou um adiamento de uma hora, para as 20:00, acabando a partida por não se realizar hoje.

A falta de agentes da PSP para supervisionar o jogo entre minhotos e ‘leões’ dá-se após protestos das forças de segurança em Lisboa e no Porto, relacionados com a atribuição do suplemento de missão.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentExtrema-direita. 300 manifestantes em Lisboa contra o islão e a presença de imigrantes em Portugal
Article suivantLiga Portuguesa. FC Porto empata com Rio Ave (0-0)