O Ajax qualificou-se para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer em casa da Juventus, por 2-1, na segunda mão dos ‘quartos’.
Em Turim, o português Cristiano Ronaldo (28 minutos) ainda adiantou a Juventus, que tinha empatado a um golo em Amesterdão, mas o Ajax deu a volta ao marcador, com golos de Donny van de Beek (34) e Matthijs de Ligt (67).
O Ajax, que regressa 22 anos depois às meias-finais, vai defrontar o vencedor da eliminatória entre o Manchester City e o Tottenham, que se defrontam na quarta-feira, com os ‘spurs’ a defenderem uma vantagem de 1-0.
Já o FC Barcelona venceu em casa o Manchester United por 3-0, assegurando a passagem às meias-finais, onde vai defrontar o vencedor da eliminatória entre o FC Porto e o Liverpool.
O Manchester United, que na primeira mão tinha sido derrotado por 1-0 no seu estádio pelos catalães, até entrou bem no jogo e Marcus Rashford atirou uma bola à barra. Rapidamente o Barcelona tomou o controlo da partida e o génio de Messi apareceu aos 16 minutos, num lance individual culminado com um remate indefensável que deu vantagem aos catalães.
Apenas quatro minutos depois, o argentino voltou a desequilibrar e marcou novo golo, num lance com culpas para o guarda-redes do Manchester United David de Gea.
Já na segunda parte, aos 61 minutos, o brasileiro Philippe Coutinho aproveitou um bom passe de Jordi Alba e disparou um ‘míssil’ que fixou o resultado final da partida.
O Barcelona fica agora à espera do desfecho do jogo entre o FC Porto e o Liverpool, que discutem na quarta-feira a passagem à próxima fase da liga ‘milionária’, depois de a turma inglesa ter vencido há uma semana os ‘azuis e brancos’ por 2-0.
Alfa/Lusa.