Depois de um empate a zero na primeira mão, em França, o Barcelona recebeu e venceu o Lyon por 5-1, em mais uma grande noite de Liga dos Campeões para Lionel Messi.
O argentino abriu a contagem com um panenka sobre Anthony Lopes, que saiu lesionado, ao minuto 18. Luis Suárez assistiu Coutinho para o dois zero à meia hora de jogo e assim chegou o intervalo. O Lyon ainda recuperou e trouxe um rasgo de esperança, com o golo de Tousart aos 58, mas Messi surgiu e com um lance individual fez o 3-1.
Depois do bis, um bis também de assistências. A primeira num passe para Piqué para concluir um contra-ataque rápido, a segunda para deixar Osmane Dembélé na cara do golo para estabelecer o resultado final.
Nelson Semedo saiu do banco de suplentes do Barcelona já perto do fim, para o lugar de Sergi Robert. Anthony Lopes deixou o campo lesionado, depois do dois zero dos catalães.
No outro embate, o Liverpool foi a Munique vencer o Bayern por 3-1, qualificando-se para os quartos de final. Sadio Mané (2) e Virgil Van Dijk foram os autores dos golos dos reds, finalistas derrotados na última edição da prova.
Pelo Bayern, que contou com Renato Sanches a partir dos 79 minutos, marcou Matip, na própria baliza.
Com o Liverpool, estarão quatro equipas ingleses entre as oito em prova (Manchester United, Tottenham e Manchester City já tinham assegurado a qualificação). Algo que não acontecia desde 2008.
Alfa/aBola.