O selecionador Roberto Martínez afirmou hoje que a ausência de Rúben Dias será um “desafio” nos últimos dois jogos de Portugal na Liga das Nações de futebol e elogiou Nelson Tavares e Tiago Djaló, as novidades da convocatória.
“Temos de estar preparados para as lesões. Fazem parte do futebol. O Rúben Dias é muito importante para nós. Tem liderança, comunicação e é um treinador no relvado. É um jogador chave para nós. Por isso, a sua ausência vai ser um desafio para nós, para os jogadores e para equipa técnica. Um desafio para todos nós”, afirmou Roberto Martínez.
O central do Manchester City é o jogador com mais minutos na seleção nacional desde a chegada do técnico espanhol ao comando da equipa, mas vai falhar os jogos com Polónia e Croácia, das duas últimas jornadas do Grupo A1, por causa de problemas físicos.
Também com Gonçalo Inácio lesionado no setor defensivo, Martínez manteve na convocatória a presença de Tomás Araújo, do Benfica, e chamou pela primeira vez Tiago Djaló, do FC Porto, central que não tem qualquer internacionalização, mas que já tinha sido convocado durante a ‘era’ Fernando Santos.
“O Djaló é um central muito interessante, um jogador muito físico. Com a lesão do Rúben, teve a sua oportunidade”, referiu o treinador de 51 anos, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Em estreia absoluta está mesmo Nuno Tavares, a fazer um bom arranque de temporada na Lazio.
“O Nuno Tavares tem condições especiais e teve um começo de época espetacular no seu clube. É um jogador muito interessante”, explicou Martínez.
Depois de ter ficado à porta do Euro2024, mesmo com várias ausências na defesa, Toti Gomes, do Wolverhampton, continua fora das opções do selecionador nacional, tendo perdido a corrida para Renato Veiga, central do Chelsea que também é esquerdino.
“O Renato Veiga está agora à frente do Toti. Gosto de ter honestidade com os jogadores. O Renato teve a sua oportunidade e aproveitou-a muito bem”, concluiu.
A seleção das ‘quinas’ defronta a Polónia em 15 de novembro, no Estádio do Dragão (20:45), no Porto, e visita a Croácia em Split, em 18 de novembro (20:45 de Paris), quando lhe basta apenas um ponto para garantir a qualificação.
Portugal lidera o Grupo A1, com 10 pontos, mais três do que a Croácia (sete), com as duas equipas seguidas de Polónia, com quatro, e Escócia, com um.
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A da quarta edição da prova seguem para os quartos de final.
Lista dos 26 convocados:
– Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Betis, Esp) e José Sá (Wolverhampton, Ing).
– Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), João Cancelo (Al-Hilal, Ara), António Silva (Benfica), Tomás Araújo (Benfica), Tiago Djaló (FC Porto), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain, Fra), Nélson Semedo (Wolverhampton, Ing), Renato Veiga (Chelsea, Ing) e Nuno Tavares (Lazio, Ita).
– Médios: João Palhinha (Bayern Munique, Ale), João Neves (Paris Saint-Germain, Fra), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra), Otávio (Al Nassr, Ara), Matheus Nunes (Manchester City, Ing) e Pedro Gonçalves (Sporting).
– Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara), João Félix (Chelsea, Ing), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Pedro Neto (Chelsea, Ing), Francisco Trincão (Sporting) e Francisco Conceição (FC Porto).
Com Agência Lusa.