Os futebolistas do FC Porto Diogo Costa e Pepe devem regressar no ‘clássico’ com o Benfica, na sexta-feira, da 27ª ronda da I Liga, frisou hoje o treinador Sérgio Conceição, duvidando da aptidão de mais três lesionados.
Os internacionais portugueses Diogo Costa e Pepe evoluíram hoje pela primeira vez para treino integrado condicionado, numa sessão em que os campeões nacionais viram João Mário, o nigeriano Zaidu e o brasileiro Evanilson limitarem-se a trabalho de recuperação.
“Independentemente das condicionantes, há sempre uma forma de trabalhar [com quem está lesionado], nem que seja para um lançamento lateral. Não preciso que eles estejam no máximo a nível físico para treinar situações estratégicas. Obviamente, queria que os lesionados que possam regressar tivessem o ritmo competitivo daqueles que têm jogado. Podemos contar com o Pepe amanhã [sexta-feira], mas está sem competir há quase um mês e isso pode fazer a diferença. Nesse sentido, não estaremos no máximo, mas nunca usei como desculpa a ausência de um ou outro atleta e hoje também não o farei”, frisou.
Ciente do peso do ‘clássico’ entre dois rivais distanciados por 10 pontos a oito jornadas do fim, Sérgio Conceição reconheceu que “a confiança advém do trabalho diário e não dos últimos resultados” frente ao Benfica, que o FC Porto derrotou em três das últimas cinco visitas à Luz, onde garantiu a conquista do 30.º cetro de campeão nacional em 2021/22.
“Os jogos são todos decisivos e ganham essa força a partir do momento em que, depois deste, ficam a faltar mais sete. Mas, se ganharmos na Luz e perdermos logo a seguir [na receção ao Santa Clara], ficará difícil na mesma. Digo sempre que os jogos contra rivais diretos são de seis pontos. Podemos sair da Luz com menos 13 pontos, a sete ou com a mesma diferença. O que queremos é ganhar e somar três pontos importantes”, apontou.
Numa altura em que o FC Porto tem dois pontos de avanço sobre os bracarenses na luta pela segunda posição, de acesso direto à fase de grupos da edição 2023/24 da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição “nem coloca na cabeça o cenário de não ganhar” na Luz.
“É verdade que estamos a uma distância a que não estamos habituados do nosso rival e sabemos o jogo que temos pela frente. Na nossa preparação a todos os níveis, há uma palavra: vitória. E não foi nenhuma referência à águia…”, ripostou, convicto de que, assim que a partida começa, os jogadores “esquecem tudo aquilo que está à sua volta”.
Schmidt assume que vencer clássico aumenta probabilidade de Benfica ser campeão
O treinador Roger Schmidt assumiu hoje que uma vitória frente ao FC Porto, aumenta as probabilidades de o Benfica ser campeão da I Liga de futebol, mas frisou que o campeonato não fica decidido.
Questionado sobre se o título fica entregue aos ‘encarnados’ em caso de triunfo sobre os ‘dragões’, Schmidt foi taxativo ao responder que “é claro que não”, mas reconheceu que ficar com mais 13 pontos do que o adversário nesta fase deixa a sua equipa em vantagem.
“Se ganharmos, a probabilidade de sermos campeões é maior do que se não ganharmos. Claro que é um jogo importante, mas enquanto não formos mesmo campeões não sinto que já somos campeões. Isso é impossível para mim”, atirou o técnico, no Seixal, em conferência de imprensa de antevisão do clássico.
O técnico alemão recusou, ainda, apontar um favorito para vencer a partida de sexta-feira e garantiu que o grupo de trabalho está “apenas focado no plano de jogo e no que vai fazer em campo”.
Sobre o FC Porto, o alemão recusou apontar apenas um ponto forte e assumiu que a sua equipa tem de estar preparada para enfrentar um adversário que “vai dar tudo para fazer um grande jogo”, mas voltou a colocar o foco na sua própria equipa.
“O que precisamos amanhã [sexta-feira] não é de nos focarmos num ponto forte [do FC Porto] em particular. Temos de estar preparados e respeitar o adversário em toda a sua movimentação tática, mas sobretudo temos de acreditar em nós e focarmo-nos em nós. Essa tem sido a chave durante toda a época”, concluiu.
O Benfica recebe o FC Porto na sexta-feira, em encontro da 27ª jornada da I Liga portuguesa de futebol com início marcado para as 19:00 (em Paris), no Estádio da Luz, em Lisboa, e arbitragem de Artur Soares Dias (AF Porto).
Em caso de vitória, a equipa de Roger Schmidt aumenta para 13 pontos a vantagem sobre os ‘azuis e brancos’, que podem ser ultrapassados, no segundo lugar, pelo Sporting de Braga, mas também têm a hipótese de reduzir para sete pontos a desvantagem para o líder do campeonato.
Com Agência Lusa.