O Famalicão empatou hoje a um golo na receção ao Vizela, na 10.ª jornada da I Liga de futebol, graças a um golo ao minuto 90+8, deixando tudo ‘embrulhado’ na metade de baixo da tabela.
Num jogo marcado pelo equilíbrio e pelo receio mútuo de perder, os golos só apareceram na ponta final da partida, o primeiro para o Vizela, aos 82 minutos, pelo avançado brasileiro Guilherme Schettine, e o segundo, quando já ninguém esperava, pelo ‘herói’ Dylan Batubinsika, central francês do Famalicão, a cabecear no último lance do jogo (90’+8) na sequência de um pontapé de canto.
Com este resultado, o Vizela aumenta agora para oito o número de jogos consecutivos sem vencer para o campeonato, encontrando-se no 12.º lugar, com nove pontos, mais dois do que o Famalicão, que é 15.º classificado.
De salientar, com este empate, que a diferença que se regista entre o nono classificado, no caso o Boavista, e o 18º e último, o Santa Clara, é de apenas cinco pontos.
Por outro lado, a diferença entre o Boavista, que se encontra a meio da tabela, e o duo que lidera o campeonato, FC Porto e Sporting, cifra-se em 15 pontos.
Noutro jogo de hoje, da 10.ª jornada, o Belenenses SAD alcançou o primeiro triunfo na competição, ao vencer o Santa Clara por 2-1, num regresso em ‘grande’ ao Jamor.
O avançado português Pedro Nuno recolocou os lisboetas na frente aos 90+3 minutos, em resposta ao tento açoriano, apontado, três minutos antes, por Allano, de grande penalidade, que anulou o golo inaugural de Safira, aos 42.
Esta vitória tirou o Belenenses SAD do último lugar da classificação, onde figura agora o Santa Clara, com seis pontos, com os ‘azuis’ numa provisória 13.º posição, com oito.
Desde a 33.ª ronda da edição transata da I Liga que o Estádio Nacional não recebia os jogos caseiros do Belenenses SAD – curiosamente numa partida em que o rival também foi o Santa Clara, que triunfou por 2-0 -, e o novo relvado mostrou-se em bom estado.
Por seu lado, o Gil Vicente quebrou hoje um ciclo de sete jogos sem vencer no campeonato, ao ganhar por 2-1 em casa do Marítimo, cuja equipa e treinador, Julio Velázquez, foram despedidos com lenços brancos pelos adeptos insulares.
Num jogo muito disputado, golos de Fujimoto e Lucas, intermediados por um de Xadas, sobre o intervalo, selaram o triunfo dos forasteiros, que subiram ao oitavo lugar, enquanto a equipa local somou o oitavo jogo sem vencer e é 14.ª, com sete.
As duas formações tinham vencido pela última vez na segunda ronda e, para o confronto do Estádio da Madeira, os técnicos procederam ambos a duas alterações.
O golo do Gil Vicente surgiu aos 28 minutos, com Fujimoto, livre de marcação na área, a dar a melhor sequência a uma jogada entre Talocha e Samuel Lino, também com a contribuição involuntária do guarda-redes local Paulo Victor.
A equipa da casa chegou ao empate em cima dos 45 minutos, com Xadas a rematar com o pé esquerdo ao primeiro poste, deixando Frelih sem reação, mas já não conseguiu reverter o golo de Lucas, à passagem do minuto 67.
Na parte final, as duas equipas tiveram várias oportunidades para voltar a fazer funcionar o marcador, mas o resultado não mais se alterou, para desgosto dos adeptos locais, que se despediram da equipa com lenços brancos.
Resultados da 10ª jornada da I Liga de futebol (hora de Paris):
– Sexta-feira, 29 out:
Arouca – Tondela, 2-0 (1-0 ao intervalo)
– Sábado, 30 out:
FC Porto – Boavista, 4-1 (2-1)
Estoril Praia – Benfica, 1-1 (0-1)
Sporting – Vitória de Guimarães, 1-0 (1-0)
– Domingo, 31 out:
Marítimo – Gil Vicente, 1-2 (1-1)
Belenenses SAD – Santa Clara, 2-1 (1-0)
Famalicão – Vizela, 1-1 (0-0)
– Segunda-feira, 01 nov:
Sporting de Braga – Portimonense, 3-0 (1-0)
Moreirense – Paços de Ferreira, 1-1 (0-0)
Com Agência Lusa.