Livraria Lello faz esta semana 119 anos

A Livraria Lello (antes Livraria Chardron, de 1869 a 1919) é uma livraria portuguesa, cuja sede situa-se no número 144 da Rua das Carmelitas, no Centro Histórico do Porto. Classificada como Monumento de Interesse Público, a Livraria Lello preserva a beleza original do seu edifício.

Sendo uma das mais antigas livrarias portuguesas, e em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Livraria Lello tem sido reconhecida como uma das mais bonitas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos como o do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian, da estação televisiva CNN, e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet.

A empresa remonta à fundação da « Livraria Internacional de Ernesto Chardron », em 1869, na Rua dos Clérigos, n.º 96-98, no Porto. Antigo empregado da Livraria Moré, o cidadão francês Ernest Chardron alcançou projeção como editor, sendo o primeiro a publicar grande parte das obras de Camilo Castelo Branco e outras de relevo na época, como o Tesouro da Literatura Portuguesa, de Frei Domingos Vieira. Após o falecimento do fundador, aos 45 anos de idade, a casa-editora foi vendida à firma « Lugan & Genelioux, Sucessores » que, pouco depois, ficou com Mathieux Lugan como seu único proprietário. Em 1891, a Livraria Chardron adquiriu os fundos de três casas livreiras do Porto, pertencentes a A. R. da Cruz Coutinho, Francisco Gomes da Fonseca e Paulo Podestá.

Segunda-feira, dia 13 de janeiro, a livraria festejou 119 anos!

Article précédentPortugueses no Canadá financiam projeto para preservar história e criar cátedra sobre comunidade
Article suivantMudam-se os tempos… mudam-se as numerações da TNT