Convite para participar na sessão de apresentação do livro, na Maison du Portugal (Cité Universitaire), no limite dos lugares disponíveis:
A 21 de maio de 2019, a Rádio Alfa referia-se deste modo ao livro:
“HOUVE, PROPORCIONALMENTE, MAIS PORTUGUESES A RESISTIR AOS NAZIS EM FRANÇA DO QUE FRANCESES”
PUBLIÉ LE 26 MAI 2019
“Houve, proporcionalmente, mais portugueses a resistir aos nazis em França do que franceses” – Título do jornal Público, que acrescenta: “Investigação de José Manuel Barata-Feyo levanta o véu sobre a participação dos portugueses na Resistência francesa à ocupação nazi. Em A Sombra dos Heróis há pedreiros que chegaram a capitães, agentes secretos e façanhas capazes de inspirar muitos filmes” (…) «
« O jornalista português José Manuel Barata-Feyo investigou a participação de portugueses na Resistência Francesa e identificou 360 pessoas. Mas o número de resistentes pode passar de 500.
“Na altura, havia em França entre vinte e cinco e trinta mil portugueses. Cerca de 1,5% resistiu, ou seja, sensivelmente o dobro da percentagem de franceses. (…) Proporcionalmente, houve mais portugueses que franceses a combater os nazis.”
Na promoção do livro “A Sombra dos Heróis — A História Desconhecida dos Resistentes Portugueses Que Lutaram Contra o Nazismo” (Clube do Autor, 320 páginas), lê-se o seguinte: