Livro « A Sombra dos Heróis » apresentado em Paris no dia10/11

Convite para participar na sessão de apresentação do livro, na Maison du Portugal (Cité Universitaire), no limite dos lugares disponíveis:

A 21 de maio de 2019, a Rádio Alfa referia-se deste modo ao livro:

“HOUVE, PROPORCIONALMENTE, MAIS PORTUGUESES A RESISTIR AOS NAZIS EM FRANÇA DO QUE FRANCESES”

PUBLIÉ LE 26 MAI 2019

“Houve, proporcionalmente, mais portugueses a resistir aos nazis em França do que franceses” – Título do jornal Público, que acrescenta: “Investigação de José Manuel Barata-Feyo levanta o véu sobre a participação dos portugueses na Resistência francesa à ocupação nazi. Em A Sombra dos Heróis há pedreiros que chegaram a capitães, agentes secretos e façanhas capazes de inspirar muitos filmes” (…) « 

« O jornalista português José Manuel Barata-Feyo investigou a participação de portugueses na Resistência Francesa e identificou 360 pessoas. Mas o número de resistentes pode passar de 500.

“Na altura, havia em França entre vinte e cinco e trinta mil portugueses. Cerca de 1,5% resistiu, ou seja, sensivelmente o dobro da percentagem de franceses. (…) Proporcionalmente, houve mais portugueses que franceses a combater os nazis.”

Na promoção do  livro “A Sombra dos Heróis — A História Desconhecida dos Resistentes Portugueses Que Lutaram Contra o Nazismo” (Clube do Autor, 320 páginas), lê-se o seguinte:

“Em Portugal, até hoje, pouco se sabe sobre os portugueses vítimas dos nazis em França. Mas se assim é em relação às vítimas, a ignorância é absoluta no que respeita às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do país. Proporcionalmente, houve mais portugueses que franceses a combater os nazis. Cidadãos de um país neutro, centenas de portugueses podiam ter-se adaptado às circunstâncias e ao diktat do invasor alemão. Em vez disso, deixaram o conforto relativo das suas famílias, das suas casas e dos seus empregos, esqueceram o interesse próprio e lançaram-se num combate desigual pela liberdade”.
td-main-content-wrap
Article précédentSócrates começa a ser interrogado na fase de instrução da Operação Marquês
Article suivantRoupa sem Fronteiras. Solidariedade. Ajude