Lusa: Temporada Cruzada entre França e Portugal já atraiu mais de três milhões de pessoas

Foto de abertura: a « Temporada » também decorreu em Portugal.

« foto : retrospetiva do artista francês Gérard Fromanger »

 

Alfa/Lusa

Temporada Cruzada entre França e Portugal já atraiu mais de três milhões de pessoas que foram o público desta Temporada Cruzada em múltiplas manifestações, mais de 200 projetos, que tiveram lugar em 84 cidades em França, 55 cidades em Portugal, envolvendo a colaboração de cerca de 400 artistas, agentes culturais, mas também cientistas, académicos e pessoas de todas as áreas, que aproveitaram para intensificar o contacto entre Portugal e França », afirmou João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros, em declarações aos jornalistas, após visitar a exposição « A idade de ouro do Renascimento português », no Museu do Louvre.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros está em Paris para visitas à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, ao Museu do Louvre e para um encontro bilateral com a sua homóloga francesa, Catherine Colonna, na sexta-feira.

A exposição no Louvre, segundo o ministro português, tem sido « um sucesso enorme », suscitando interesse dos visitantes franceses e estrangeiros do maior museu do Mundo.

« A diretora do Louvre disse-me que a exposição tem sido um sucesso enorme nos meses de verão. Está cheio e tem estado cheio ao longo destes meses, com um público francês e internacional com grande curiosidade sobre o que foi uma época muito especial na história de Portugal e do Mundo », indicou o governante.

Desde 10 de junho que 13 obras da pintura portuguesa dos séculos XV e XVI, da autoria de pioneiros como Nuno Gonçalves, Jorge Afonso, Cristóvão de Figueiredo, Frei Carlos e Gregório Lopes, estão expostas na sala de novidades do departamento de pintura do Museu do Louvre, ficando esta exposição patente até 10 de outubro.

A Temporada Cruzada entre França e Portugal é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países, tendo começado em fevereiro de 2022. Termina no final do mês de outubro.

Article précédentNobel da Paz para Ales Bialiatski e duas organizações de direitos humanos da Ucrânia e da Rússia
Article suivantEmbaixador de Portugal em França fala do sucesso da « Saison Croisée »: 3 milhões de pessoas em França e Portugal