Mais um sábado de manifestações com confrontos em Paris

Publié le 20 avril 2019

Mais um sábado de manifestações com incidentes graves em Paris. As zonas dos Campos Elísios, do Palácio da Presidência da República, dos principais ministérios, da Assembleia Nacional e de Notre-Dame estão protegidas. Mas rebentaram incidentes desde o fim da manhã entre as praças da Bastilha e da República.

Alfa/Expresso. Por Daniel Ribeiro (adaptação)

Diversas cidades francesas voltam a viver mais um sábado sob alta tensão. É o 23º sábado consecutivo de manifestações dos “coletes amarelos”.

“Isto nunca mais acaba?”, pergunta, exasperada, a empregada do café L’Arsenal de la Bastille, numa das esquinas da praça, onde começa o Boulevard Bourdon.

O movimento de revolta contra o Presidente Emmanuel Macron dura há mais de cinco meses e, neste sábado, a mobilização parecia reunir alguns milhares de pessoas espalhadas por diversas ruas entre as praças da Bastilha e da República.

Os manifestantes continuam a pedir a demissão Emmanuel Macron – que deverá falar ao país sobre esta crise na próxima quinta-feira (tinha previsto uma comunicação para anteriormente, mas adiou-a devido ao incêndio na Catedral de Notre-Dame).

Os incidentes, com incêndios de mobiliário urbano, bombas lacrimogéneas e confrontos com agentes da polícia (atacados com pedras e outros objetos) são esporádicos, mas já duram desde o fim da manhã e atingem diversas zonas do centro de Paris – Bastilha, Richard Lenoir, Saint-Ambroise, boulevard Voltaire e praça da República.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background